Um decreto assinado pelo governador Gladson Cameli, e publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (11), cria o Grupo Operacional de Comando e Controle, que visa, entre outras coisas, o combate ao desmatamento, queimadas e outros crimes ambientais.
O governo do Estado reconhece que em 2021, o desmatamento ilegal cresceu no Acre, em relação a 2020, exigindo do poder público uma resposta contundente de intervenção.
Neste sentido, o Grupo vai trabalhar com a finalidade de promover a integração das ações nas áreas de meio ambiente, segurança, infraestrutura e planejamento para o combate ao desmatamento, queimadas, incêndios florestais ilegais e demais ilícitos ambientais, especialmente nas Áreas Naturais Protegidas.
Compõem o Grupo as secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (SEMAPI), além do Instituto de Meio Ambiente do Estado do Acre (IMAC), Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), por meio de seu Batalhão de Policiamento Ambiental – BPA de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas – (CIOPAER), também participa, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC) e a Polícia Civil.
Via-Notícias da Hora