booked.net

Governo opta por aulas remotas na região do Juruá e outros municípios do Acre devido à péssima qualidade do ar

Segundo o Secretário de Educação, Aberson Carvalho, todos os municípios afetados terão aulas remotas transmitidas pelo canal Amazonsat, das 9h às 12h e das 19h às 22h.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Em reunião realizada na Casa Civil nesta segunda-feira (9), o governo do Acre decidiu manter as aulas remotas nas regiões do Juruá, Purus, Alto e Baixo Acre, com exceção das cidades de Tarauacá, Feijó e Jordão. A decisão foi tomada pelo Gabinete de Crise com a presença de representantes das Secretarias de Meio Ambiente (Sema), Educação (SEE), Saúde (Sesacre), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, devido à péssima qualidade do ar causada pelas queimadas.

Segundo o Secretário de Educação, Aberson Carvalho, todos os municípios afetados terão aulas remotas transmitidas pelo canal Amazonsat, das 9h às 12h e das 19h às 22h. Além disso, serão disponibilizadas videoaulas pelo site da Secretaria de Educação (www.see.ac.gov.br), WhatsApp e material impresso, garantindo a continuidade das atividades escolares durante o período crítico.

Carvalho destacou que a medida visa proteger a saúde dos alunos e garantir o aprendizado, usando as ferramentas de ensino remoto já empregadas durante a pandemia. “Neste momento, é necessário cautela. O governo está unido para garantir que nossa população esteja segura“, afirmou o secretário.

A decisão ocorre em meio à falta de previsão de chuvas para os próximos sete dias, segundo a Secretária de Meio Ambiente, Julie Messias. A qualidade do ar em vários municípios do estado está muito acima dos níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere um limite de 15 μg/m³ para PM2.5. Em Rio Branco, por exemplo, os níveis chegaram a 334,73 μg/m³, caracterizados como “péssimos”.

Confira os dados de qualidade do ar por município nesta segunda-feira 09:

  • Rio Branco (UFAC): 334,73 μg/m³ – Péssima (🟣)
  • Porto Acre: 154,74 μg/m³ – Péssima (🟣)
  • Rio Branco (Centro): 153,03 μg/m³ – Péssima (🟣)
  • Brasileia: 147,04 μg/m³ – Péssima (🟣)
  • Manoel Urbano: 129,18 μg/m³ – Péssima (🟣)
  • Sena Madureira: 123,05 μg/m³ – Muito ruim (🔴)
  • Santa Rosa do Purus: 120,21 μg/m³ – Muito ruim (🔴)
  • Cruzeiro do Sul: 85,68 μg/m³ – Muito ruim (🔴)

Para enfrentar os impactos das queimadas, a Secretaria de Meio Ambiente intensificou a operação “Sine Ignis” (Sem Fogo), com foco em municípios onde há mais alertas de desmatamento e focos de incêndio. Além disso, o Secretário de Saúde, Pedro Pascal, anunciou a ampliação do horário de atendimento das unidades de saúde até as 22h para atender pacientes com problemas respiratórios.

As autoridades de saúde também orientam o uso de máscaras e a hidratação constante, principalmente para crianças menores de 5 anos, idosos e pessoas com doenças respiratórias, destacando que a qualidade do ar permanece em níveis preocupantes em várias regiões do Acre.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima