booked.net

Governo Federal se reúne com governadores da Amazônia e Pantanal para combater queimadas e seca

O governo federal sugeriu a criação de frentes de ação multiagências e o aumento da fiscalização e investigação de incêndios criminosos.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

O governo federal se reuniu com governadores dos estados da Amazônia e do Pantanal na noite de quarta-feira, 21, no Palácio do Planalto, em Brasília. O objetivo do encontro foi discutir medidas para intensificar o combate aos incêndios florestais e encontrar soluções emergenciais para a grave seca que afeta as duas regiões.

Durante a reunião, o governo apresentou ações em andamento e novas estratégias para fortalecer o combate a crimes ambientais. Os dois biomas têm registrado um aumento significativo nas queimadas, com a Amazônia acumulando mais de 59 mil focos de calor neste ano.

O governador do Acre, Gladson Cameli, que também participou do encontro, destacou os esforços de seu estado no combate aos incêndios e pediu mais apoio federal. “O Acre enfrenta uma seca severa, o que contribui para o aumento das queimadas. Embora o governo esteja mobilizando sua estrutura, precisamos unir esforços. Um dos meus pedidos é a prorrogação da permanência da Força Nacional no nosso estado”, ressaltou.

O governo federal sugeriu a criação de frentes de ação multiagências e o aumento da fiscalização e investigação de incêndios criminosos. Em contrapartida, os governadores solicitaram a formação de um comitê permanente para enfrentar as queimadas e mais agilidade na liberação de recursos do Fundo Amazônia, visando a aquisição de equipamentos para combate ao fogo.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima