Governo do Acre reconhece quadrilhas juninas como patrimônio cultural

spot_img

O governo do Acre publicou, nesta terça-feira, 11, no Diário Oficial do Estado (DOE), um pacote de leis que reconhece diversas organizações de quadrilhas juninas como patrimônio cultural do estado. Além disso, o Instituto Junina Pega-Pega foi declarado como de utilidade pública.

As leis, de autoria do deputado estadual Pedro Longo, foram sancionadas pelo governador Gladson Camelí no dia 10 de março, durante um evento realizado no Palácio Rio Branco, em Rio Branco. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), Minoru Kinpara, e a presidente da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre (Liquajac), Francilene dos Santos.

O reconhecimento tem como objetivo promover a valorização, a preservação e a difusão das tradições culturais do Acre, incentivando a continuidade dessas práticas como parte da identidade cultural local. O deputado Pedro Longo enfatizou a relevância do movimento junino, que reúne cerca de 20 quadrilhas em todo o estado, ressaltando que as atividades culturais ocorrem durante todo o ano, não se restringindo apenas ao período junino.

As novas leis poderão ser consultadas por meio do Diário Oficial do Estado do Acre, simbolizando um importante passo na valorização da cultura acreana.

spot_img

Notícias relacionadas:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS