
O Grupo Especial de Fronteira (GEFRON) da região do Juruá recebeu uma lancha de grande velocidade projetada exclusivamente para uso policial, com o objetivo de fortalecer o policiamento nos rios e o combate a crimes transfronteiriços.
A embarcação foi entregue em Cruzeiro do Sul e já será utilizada no planejamento de operações, inclusive durante o novenário das festividades locais em Janeiro, no município de Marechal Thaumaturgo. De acordo com o coronel Assis dos Santos, atual comandante do GEFRON, a lancha permite deslocamentos mais rápidos em trechos longos dos rios.
“Partindo de Cruzeiro do Sul até Marechal Thaumaturgo, que é a cidade mais distante da região de fronteira, fazemos em pouco mais de quatro horas”, explicou o coronel.
A nova lancha também contará, a partir desta semana, com equipamento de internet via Starlink, garantindo conectividade durante as operações. O reforço operacional é parte de ações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), na gestão do coronel Gaia, para ampliar a capacidade das forças de segurança na região.
Com a chegada do período de cheias dos rios, o inverno amazônico, aumenta o fluxo de navegação, o que facilita tanto a entrada de ilícitos no território nacional quanto a saída de produtos ilegais das comunidades isoladas. “A Secretaria de Segurança vem se preocupando com essa questão tão atual com essa atuação nos rios a partir de agora”, destacou Assis dos Santos.
Além do enfrentamento ao crime transfronteiriço, o GEFRON realiza ações de polícia comunitária, com visitas e atendimentos em comunidades ribeirinhas ao longo dos rios, em parceria com a coordenação regional da Sejusp, comandada pelo major Pinto.
A aquisição da lancha representa um avanço na agilidade e na efetividade do policiamento fluvial na fronteira do Vale do Juruá.
Com informações de Juruá 24 Horas





