booked.net

Furacão Ian: Número de mortos nos Estados Unidos sobe para 65

Até o momento, há confirmação de ao menos 65 mortos no país em consequência da tormenta: 61 na Flórida e quatro na Carolina do Norte. Além disso, houve três mortes em Cuba.

Compartilhe:

Cinco dias após a chegada do furacão Ian aos Estados Unidos, o impacto da catástrofe começa a ficar mais claro para as autoridades americanas. Até o momento, há confirmação de ao menos 65 mortos no país em consequência da tormenta: 61 na Flórida e quatro na Carolina do Norte. Além disso, houve três mortes em Cuba.

Os números foram confirmados pela comissão de médicos legistas da Flórida e pelo governador da Carolina do Norte. Na Flórida, as mortes foram registradas em oito condados diferentes — mais de 40 só em Lee, onde fica a cidade de Fort Myers e diversas ilhas turísticas.

No domingo, a Guarda Costeira informou a suspensão das buscas por 16 imigrantes desaparecidos após o naufrágio de uma embarcação durante a passagem do furacão. Antes disso, dois ocupantes do barco haviam sido encontrados sem vida, enquanto outras nove pessoas foram salvas, incluindo quatro cubanos que nadaram até a Costa de Los Cayos, na Flórida.

Um dos furacões mais fortes que já passagem pelos Estados Unidos, Ian atingiu primeiro a Flórida, um dos principais destinos turísticos do país e ainda traumatizada por catástrofes naturais recentes. O fenômeno, que chegou ao estado como furacão de categoria 4, tocou o solo americano com ventos de até 240 km/h e chuvas torrenciais, e logo se tornou uma tormenta de categoria 2. Bairros inteiros ficaram inundados e sem energia.

Depois de atravessar a Flórida, Ian seguiu em direção ao Atlântico, atingindo a Carolina do Sul como um furacão de categoria 1 e trazendo fortes chuvas e ventos fortes também para a Carolina do Norte.

Apesar de ter perdido força no decorrer dos dias, os efeitos remanescentes do furacão também puderam ser sentidos nos estados de Virgínia e Maryland, porém não há registros de mortes nos locais.

O presidente Joe Biden faz uma visita a Porto Rico nesta segunda-feira, após a passagem do furacão Fiona por lá, e viajará até a Flórida na quarta-feira.

Com informações O Globo

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima