Redação Juruá Online
A Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) irá destacar a importância da biodiversidade para a sustentabilidade das comunidades extrativistas durante a Expoacre Juruá 2024, em Cruzeiro do Sul. O evento visa aumentar a visibilidade das comunidades envolvidas na produção de látex nativo, cacau, óleos vegetais e sementes florestais.
Com quase 36 anos de atuação, a Funtac se firmou como uma referência científica no Acre. A presidente da instituição, Iuçara Souza, ressaltou que as principais iniciativas da Funtac ocorrem na região do Juruá, em colaboração com cooperativas locais. “Queremos mostrar o que o governo está promovendo nesse setor, destacando produtos que aumentam a competitividade”, explicou.
Débora Verçosa, chefe do Departamento de Projetos e Pesquisas, enfatizou a importância das cadeias produtivas sustentáveis. Entre os dias 1º e 3 de novembro, a Funtac realizará o Encontro dos Atores da Sociobiodiversidade no Centro de Referência em Inovação para a Educação (Crie), em Cruzeiro do Sul. O objetivo é expandir discussões e oferecer capacitação a produtores rurais, empreendedores, acadêmicos e profissionais, com minicursos sobre sementes florestais e gestão de negócios.
A Funtac se destaca pelo desenvolvimento de inovações tecnológicas e soluções que apoiam políticas governamentais, promovendo o manejo sustentável de produtos madeireiros e não madeireiros, além de construir alternativas sustentáveis em diversos setores.