booked.net

Frio chega ao Brasil após período de calor extremo

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a baixa umidade relativa do ar sairá e o frio se fará presente.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

As altas temperaturas que afetaram o Brasil nas últimas semanas, com máximas entre 38°C e 40°C, darão lugar a um resfriamento a partir desta segunda-feira (19). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a baixa umidade relativa do ar sairá e o frio se fará presente.

No Sul do país, a expectativa é de uma nova onda de frio no final da semana, como já havia previsto a MetSul Meteorologia. Entre os dias 23 e 24 de agosto, uma massa de ar frio, proveniente da Argentina e do Uruguai, deve atingir os estados do Sul do Brasil e, em sequência, se deslocar para o Centro-Oeste e Sudeste nos fins de semana subsequentes, impactando até o Acre.

Antes da chegada do ar frio, o Sudeste e o Centro-Oeste ainda enfrentarão dias de calor intenso, com temperaturas chegando a 40°C a 43°C, especialmente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Esse calor também afetará partes do Sul, enquanto uma nova massa de ar frio se move pelo interior da América do Sul.

Esse ar frio estará associado a um centro de alta pressão, com valores previstos em torno de 1035 hPa entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, podendo alcançar até 1045 hPa no Atlântico Sul. Embora esse novo evento não leve a temperaturas tão baixas quanto em meados deste mês, haverá uma queda significativa, especialmente no Sul, onde o impacto será semelhante ao ocorrido entre os dias 9 e 11.

No Rio Grande do Sul, a chegada do ar frio está prevista para quinta-feira, com uma mudança perceptível nas temperaturas a partir de sexta-feira, e as noites mais frias devem ocorrer no final de semana e no início da próxima semana, especialmente no domingo (25) e na segunda-feira (26).

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima