booked.net

Friale prevê onda de calor e redução brusca no nível do Rio Acre em Rio Branco

A previsão é que o nível fique abaixo de 4 metros até o próximo domingo, 19, devido à escassez de chuvas.

Compartilhe:

O pesquisador meteorológico Davi Friale, também chamado de “mago do tempo”, alertou em seu blog “O Tempo Aqui” sobre mudanças significativas no clima do Acre nos próximos dias. A partir desta quarta-feira, 15, ventos secos vindos do Marrocos e das ilhas de Portugal devem dominar o estado, trazendo uma onda de calor e tempo firme até o domingo, 19. Durante este período, a previsão é de temperaturas elevadas, com máximas podendo atingir até 36°C em alguns municípios.

Friale explicou que, apesar de ser verão — estação normalmente marcada por chuvas frequentes na região — o Acre e o sul e oeste do Amazonas terão dias secos, com ventos moderados e muito sol. A maior parte da chuva, quando ocorrer, será rápida e pontual, com maior intensidade no vale do Juruá, onde os ventos do hemisfério norte fazem mais efeito.

Além do calor intenso, outro impacto previsto é a redução brusca no nível do Rio Acre. Em Rio Branco, o rio, que no último domingo, 12, estava em 8,24 metros, deve apresentar uma queda rápida e significativa. A previsão é que o nível fique abaixo de 4 metros até o próximo domingo, 19, devido à escassez de chuvas.

A temperatura no Acre, nos próximos dias, deve oscilar entre 31°C e 34°C, com mínimas variando entre 22°C e 25°C. Friale também destacou que os ventos, que sopram de noroeste, provocarão uma sensação de tempo seco, com rajadas moderadas e períodos de calma.

Com informações A Gazeta do Acre

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima