O Fluminense lançou nesta quarta-feira o seu terceiro uniforme em homenagem ao sambista tricolor Cartola. As cores verde e rosa fazem menção à parceria de amor e sucesso de um dos principais artistas do país com a Estação Primeira de Mangueira.
A camisa também carrega de ponta a ponta a letra do samba clássico “Corra e olha o céu”, composto por Cartola e Dalmo Castello, em 1974. A fonte escolhida para estampar o poema no uniforme foi inspirada na caligrafia do próprio Cartola.
A data escolhida para o lançamento do uniforme é a mesma do aniversário do poeta. Ele nasceu e viveu no bairro do Catete, na zona sul do Rio, até os 8 anos, e depois se mudou para a vizinhança, em Laranjeiras, onde sua conexão com o clube cresceu. Só mais tarde, ele foi morar no Morro da Mangueira, onde ajudaria a fundar uma das principais escolas de samba do país.
O presidente do Fluminense, Mario Bittencourt, afirmou que a homenagem era um desejo antigo do clube e que é um orgulho ter o poeta como torcedor.
– Essa é uma camisa carregada de força e significado. Reverenciamos a vida, obra, poesia e o legado de alguém que tem sua história entrelaçada à do clube que tanto amou – disse Mario Bittencourt, presidente do Fluminense.
As vendas da nova camisa nos modelos masculino, feminino e infantil começaram a ser realizadas nesta quinta-feira nas lojas oficiais físicas e online do clube.