Vale o tira-teima do terceiro confronto consecutivo, vale uma considerável quantia em dinheiro e vale o planejamento para a reta final da temporada. Vale vaga na final! Com decisões continentais marcadas para novembro (Libertadores e Sul-Americana), Flamengo e Athletico-PR decidem nesta quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, um lugar na finalíssima da Copa do Brasil.
Com o 2 a 2 no jogo de ida, em Curitiba, quem vencer disputará o título com Atlético-MG ou Fortaleza nos dias 12 e 15 de dezembro. Uma nova igualdade leva a partida para os pênaltis.
Pressionado pelas três partidas sem vitórias e, principalmente, por atuações ruins, o Flamengo entra em campo com seis mudanças em relação ao time que perdeu para o Fluminense no último sábado, com destaque para o Bruno Henrique e Gabigol, que não jogam juntos desde o 3 a 0 contra o próprio Athletico, dia 3 de outubro, pelo Brasileirão. Tricampeão (1990, 2006 e 2013), o clube busca a oitava final de Copa do Brasil de sua história.
- 📺 Globo: com Luis Roberto, Júnior, Roger Flores e Sandro Meira Ricci.
- 📺 SporTV e Premiere: com Gustavo Villani, Ledio Carmona, Pedrinho e PC Oliveira.
O Athletico tenta chegar à sua terceira final da competição após o vice em 2013 e o título em 2019. A equipe rubro-negra do Paraná vem de cinco jogos sem vencer na temporada (3D e 2E), mas se apoia na boa atuação no jogo de ida para conseguir a classificação. O Furacão, assim, tenta repetir o sucesso de dois anos atrás, quando superou o Mengo nos pênaltis nas quartas de final e levantou a taça, então inédita para o clube.
Escalações prováveis — Foto: Arte/ge
Flamengo – técnico Renato Gaúcho
Renato tem seis caras novas em relação ao time que iniciou o Fla-Flu do último sábado. Retornam Isla, Léo Pereira e Willian Arão, poupados, Filipe Luís, suspenso, Bruno Henrique e Gabigol, recuperados de lesão. Entre os que foram mantidos, a grande novidade é Diego Ribas na vaga de Thiago Maia, que vinha sendo titular há seis partidas. O camisa 10 formará dupla de volantes ao lado de Arão em um Flamengo com um novo esquema tático. Sai o 4-2-3-1 e entra o 4-4-2 para permitir que Andreas fique mais à vontade e a dupla de ataque tenha maior liberdade de movimentação.
Provável Flamengo — Foto: ge
A provável escalação do Flamengo tem Diego Alves, Isla, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão, Diego, Andreas Pereira e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabriel
Quem está fora: David Luiz não está inscrito na Copa do Brasil, Arrascaeta ainda se recupera de lesão muscular na coxa e Pedro passou por artroscopia no joelho direito.
Pendurados: Ninguém.
Athletico-PR – técnico Alberto Valentim
O treinador atleticano tem o retorno do meio-campista Christian, que cumpriu suspensão na ida. Já Richard, que também retornaria, segue treinando em separado por um ato de indisciplina. Mesmo com essa volta pontual, Erick e Léo Cittadini seguem no meio após a grande atuação na Baixada. Nicolás Hernández, outra novidade no primeiro jogo, fica na zaga também.
A provável escalação do Athletico tem Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e Nicolás Hernández; Marcinho, Erick, Léo Cittadini e Abner; Terans, Nikão e Renato Kayzer.
Provável Athletico x Flamengo — Foto: arte/ge
Desfalques: volante Richard (afastado); atacante Bissoli (atuou pelo Cruzeiro na Copa do Brasil); lateral-esquerdo Nicolas (lesão na coxa), zagueiro Lucas Halter (lesão no pé esquerdo) e atacante Matheus Babi (lesão no joelho). Os dois últimos – Halter e Babi – voltam só em 2022.
Pendurados: Thiago Heleno e Nikão.
Apresentação arbitragem — Foto: Infografia
- Árbitro: Wilton Pereira Sampaio – FIFA/GO
- Assistente 1: Fabricio Vilarinho – FIFA/GO
- Assistente 2: Bruno Raphael Pires – FIFA/GO
- VAR: Elmo Resende Alves Cunha – CBF/GO
Por GE