Finanças pública em 2024: Aumento do déficit previdenciário e queda dos níveis de execução dos investimentos programados

No artigo de hoje vamos iniciar uma análise sobre alguns detalhes da execução orçamentária e da gestão fiscal do Governo do Acre no exercício de 2024. Os dados foram pesquisados nos relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, publicados pelo governo no final do mês de janeiro de 2025. No artigo de hoje a análise vai se centrar no comportamento das receitas totais; no déficit previdenciário; nos pagamentos de juros, encargos e amortização da dívida e dos gastos com investimentos. O objetivo é concluir essa breve análise no artigo da próxima semana. Para uma melhor contribuição, vamos analisar os dados dos últimos 4 anos (2021, 2022, 2023 e 2024).

Em 2024, as receitas totais realizadas superaram em 10% a previsão inicial

As receitas totais, em 2024, atingiram R$ 11,87 bilhões. O valor foi 10% a mais que a estimativa inicial programada pelo governo, estimada em R$ 10,79 bilhões, valor que foi aprovado pela Assembleia Legislativa. Observando-se os dados desde 2020, verifica-se que em todos eles, constata-se uma subestimação das receitas por parte do governo, conforme pode ser observado na tabela a seguir. O auge da diferença aconteceu no ano de 2022 onde a receita realizada superou a previsão inicial em 20,7%.

GOVERNO DO ACRE: Receitas – Previsão inicial e Realizadas em 2021, 2022, 2023 e 2024 – em (R$)
RECEITAS2021202220232024
Previsão Inicial6 774 734 432,507 847 413 468,928 897 834 351,3010 788 871 605,98
Realizadas7 929 464 475,909 469 050 365,9610 152 071 308,3111 867 228 692,33
Diferença1 154 730 043,401 621 636 897,041 254 236 957,011 078 357 086,35
% da Diferença17,0%20,7%14,1%10,0%
Fonte: Relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF – 2021,2022,2023 e 2024

O déficit previdenciário avança e atingiu R$ 955 milhões em 2024

Em 2024, o Regime Próprio de Previdência dos Servidores – RPPS, que atende aos trabalhadores civis e militares e seus dependentes, registrou déficit de R$ 955 milhões. O valor de 2024 é 44% maior, que o valor do déficit de 2021 (R$ 663 milhões). Comparando-se os déficits entre 2023 e 2024 o aumento foi de quase 19%, mostrando claramente uma tendência de alta. Na tabela a seguir demonstram-se os números do déficit dos últimos 4 anos.

Destaca-se que, enquanto o déficit do pessoal civil cresceu 35% em 4 anos, o déficit dos militares cresceu 60,7%. Em 2024, o número de beneficiários civis, que é a grande maioria dos beneficiários, representou 61,1%. Por outro lado, a minoria, representado pelos militares já representa 38,9% do déficit.

GOVERNO DO ACRE: DÉFICIT DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES E DO SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL DOS MILITARES em 2021,2022,2023 e 2024 – em R$
2021202220232024
Regime Próprio dos Servidores432 309 439,07456 432 484,95467 000 921,16583 735 350,35
Sistema de Proteção Social dos militares230 768 903,35301 079 457,32335 370 776,43370 946 373,76
Total do Déficit663 078 342,42757 511 942,27802 371 697,59954 681 724,11
Fonte: Relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF – 2021,2022,2023 e 2024

O sistema previdenciário do governo do Acre não é sustentável, assim como os da maioria dos estados brasileiros. Não sendo sustentável (as receitas pagarem as despesas), tem-se o déficit que é financiado pelo tesouro estadual. O déficit previdenciário suga recursos que deveriam ser direcionados aos investimentos, à infraestrutura, por exemplo, que poderia impulsionar o crescimento estadual.

Juros, encargos e amortização da dívida atingiram R$ 547 milhões em 2024

Outra questão que merece a atenção, pelo volume que representa na estrutura das despesas estaduais é pagamentos de juros, encargos e amortização da dívida. Esse valor, em 2024, correspondeu a R$ 547,5 milhões. São compromissos assumidos pelo Estado do Acre junto ao governo central, pelas operações de créditos contratadas pelos governos passados ou pelo governo atual. Os dados desses pagamentos constam na tabela a seguir. Importante destacar que o valor dos pagamentos é um pouco menor que os de 2023, depois de vertiginosos crescimentos em 2021 e 2022.

GOVERNO DO ACRE: Pagamento de Juros, encargos e Amortização da Dívida em 2021, 2022, 2023 e 2024 – Em R$ (%)
2021202220232024
JUROS E ENCARGOS130 254 723,25164 185 624,99232 896 558,65232 643 612,12
AMORTIZAÇÃO345 593 736,07450 901 609,29316 839 703,38314 879 325,02
TOTAL475 848 459,32615 087 234,28549 736 262,03547 522 937,14
Fonte: Relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF – 2021,2022,2023 e 2024

Fica evidente que uma redução de juros e encargos e o alongamento dos prazos de amortizações em muito contribuem para aliviar o caixa do governo para, principalmente, para realizar investimentos no curto prazo.

Nesse sentido, o presidente Lula, sancionou a Lei Complementar 212, de 2025, que cria o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Esse programa permite a renegociação das dívidas dos estados com a União. A nova lei foi publicada pelo Diário Oficial da União no dia14/01/2025.

Entre outras condições, a lei autoriza desconto nos juros e permite pagamento em até 360 parcelas (prazo de 30 anos). As parcelas mensais serão calculadas e corrigidas mensalmente, com possibilidade de amortizações extraordinárias e redução dos valores nos primeiros cinco anos.

As autoridades acreanas devem estar se debruçando sobre as condições do Propag, para definir a melhor estratégia para a renegociação da dívida estadual. Essa renegociação vai aliviar, no curto prazo, as finanças estaduais. Como disse, a renegociação é fundamental para que haja um aumento do espaço fiscal, que poderá ser canalizada para novos investimentos, capazes de ativar setores importantes da nossa economia. 

Nível de execução dos investimentos volta a cair em 2024. O valor gasto representa somente 35,8% do programado e alcança o menor percentual desde 2021.

A capacidade da máquina pública de executar os investimentos programados continua sendo um sério problema para que o governo possa contribuir ainda mais, de forma direta, no crescimento da economia estadual. Tenho debatido essa questão em artigos anteriores.

Na tabela abaixo contém os valores dos investimentos programados e executados de 2021 à 2024. Verifica-se que, em 2024, dos R$ 1,2 bilhões programados, somente R$ 432 milhões foram executados, portanto, mais de R$ 770 milhões deixaram de ser aplicados em setores chave de geração de emprego e renda.

É elogiável a iniciativa do governo de tornar o ano de 2025 como o ano da execução. É justamente o concerto dessa falha na engrenagem que estar necessitando para uma maximização do gasto.

GOVERNO DO ACRE: Investimentos Programados e Realizados em 2021, 2022, 2023 e 2024 – Em R$ (%)
2021202220232024
Programados794 384 639,151 165 810 561,401 067 823 032,831 206 199 828,54
Executados345 534 314,37727 113 807,77394 574 229,82432 319 082,64
% de execução43,5062,3736,9535,84
Fonte: Relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF – 2021,2022,2023 e 2024

Abordamos questões cruciais das finanças estaduais. A redução do déficit previdenciário, a renegociação das condições de pagamento da dívida e um esforço para executar em maior proporção os investimentos programados, podem significar mais recursos que podem ser canalizados para a realização de investimentos adicionais. A meta do governo de tornar o ano de 2025 em o ano da execução é muito bem-vinda. A economia agradece.

Orlando Sabino escreve às sextas-feiras no Juruá Online

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