A agência sismológica das Filipinas pediu nesta quinta-feira (1º) a evacuação de milhares de pessoas nas proximidades de um vulcão ao sul de Manila, depois que ele entrou em erupção.
O vulcão Taal, localizado no meio de um lago peculiar, expele dióxido de enxofre há dias, criando uma densa névoa sobre a capital e várias províncias vizinhas, o que gerou alertas das autoridades.
Naquela época, o vulcão expeliu cinzas que chegavam a 15 km de altura e a lava por ela lançada devastou um grande número de casas, obrigando mais de 135 mil pessoas a se mudarem para abrigos.
O Taal ganhou vida na tarde de quinta-feira, com “uma pluma freatomagmática escura e fugaz” que se elevou a quase um quilômetro, informou o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia em um comunicado.
Foi seguido de “quatro pequenas explosões freatomagmáticas” que produziram plumas de 200 metros de altura sobre o lago da cratera principal, disse o instituto em uma atualização posterior.
A agência alertou sobre possíveis “erupções consecutivas” e aumentou o nível de alerta de dois para três, recomendando a evacuação da ilha e das cidades de Agoncillo e Laurel, localizadas em área de “alto risco”.
via-G1