O dia 20/05/23, foi agitado em dobro pra quem vive ou simplesmente pra quem foi conhecer o esporte paralímpico em Rio Branco – AC. Trago essa afirmação, pois na data citada aconteceu dois eventos paralímpicos em um. O primeiro diz respeito ao Festival Paralímpico 2023 e o segundo à 1ª Corrida de Cadeira de Rodas no Acre.
O primeiro, o Festival Paralímpico Loterias Caixa é realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e é considerado um dos eventos mais importantes do Brasil e o único da América Latina. No entanto, o Festival em sua essência tem a finalidade de oportunizar às crianças com deficiência do território nacional conhecer e viver algumas das modalidades paralímpicas. Além disso, promove, através do esporte a inclusão social de um modo muito amplo.
Diante disso, este ano, foram selecionados 120 núcleos em todas as capitais brasileiras para receberem, de forma simultânea o Festival Paralímpico 2023. Ele agora, ineditamente, foi dividido em dois momentos – o 1º no dia 20/05/23 e o 2º no dia 23/09/23.
Entretanto, entre os núcleos escolhidos, está o Centro de Referência Paralímpico de Rio Branco – AC. Esse Centro do nosso estado é um lugar que, em parceria com a Universidade Federal do Acre (UFAC), governo do estado e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desenvolve o trabalho com os esportes paralímpicos.
O Festival em nossa capital, aconteceu na Universidade Federal do Acre (UFAC) e, através de professores, voluntários e atletas paralímpicos foram expostas 04 modalidades paralímpicas – Bocha, Atletismo, Goalbooll e Futebol de 7. Essas prenderam a atenção de alunos de escolas, comunidade em geral e, inclusive, de representantes de Tarauacá e Feijó.
Já o segundo evento, o qual é a 1ª Corrida de Cadeira de Rodas no estado rolou também durante o Festival. Essa ação, no entanto, foi realizada pela Federação Acreana de Basquete Cadeirante e teve 16 participantes, divididos entre homens e mulheres em cadeiras manuais e motorizadas. Sendo os primeiros colocados premiados com medalhas.
Eventos como esses são de extrema importância, pois por meio deles aprendemos o quanto as pessoas com deficiência – PCDs são bem mais em qualquer área. Estimulam até crianças, jovens e adultos com deficiência a saírem da caixinha que, muitas vezes, o restante da sociedade as colocam. Enfim… deixo aqui meus parabéns a todos e idem meu anseio de que ações como essas cheguem mais em todas cidades do estado, porque esporte é vida e transforma, principalmente, as vidas das PCDs!
Ritinha Andrade