Nesta segunda-feira, 23, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC) divulgou, no Diário Oficial do Estado (DOE), alterações significativas no processo seletivo do programa “Mães da Ciência”. As modificações abrangem os períodos de inscrição e os critérios para a concessão de bolsas de Inovação Tecnológica.
Um dos principais destaques é a mudança no nome e no valor das bolsas. A antiga “Bolsa Consultor(a) de Inovação Tecnológica” passa a ser denominada “Bolsa Inovação Tecnológica”, cujo valor foi aumentado de R23milparaR23milparaR 38 mil. A nova bolsa será paga em parcelas mensais de R$ 7,6 mil, durante cinco meses, de abril a agosto de 2025.
As inscrições para as modalidades de Mentoria e Inovação Tecnológica também foram reprogramadas. Para Tarauacá, os prazos para a Bolsa Mentoria 1 foram ampliados, permitindo inscrições entre 23 de dezembro de 2024 e 11 de janeiro de 2025, por meio do e-mail do programa.
Outras mudanças incluem ajustes nas exigências de documentação para as candidaturas e a suspensão de vagas nas categorias Ações Afirmativas para Preceptoria e Inovação Tecnológica devido ao número reduzido de vagas disponíveis.
O processo seletivo de 2025 continua a priorizar a inclusão e o apoio à pesquisa científica, focando especialmente em mães solo, mães em situação de rua e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Principais pontos revisados:
- Bolsas: Novo nome e aumento no valor da Bolsa Inovação Tecnológica com pagamento mensal de R$ 7,6 mil.
- Inscrições: Novos prazos para inscrição em Tarauacá, de 23 de dezembro de 2024 a 11 de janeiro de 2025 para a Bolsa Mentoria 1 e Bolsa Inovação Tecnológica.
- Documentação: Alterações nas exigências para candidaturas, incluindo novos critérios para comprovação de títulos.
A FAPAC segue comprometida em promover iniciativas que incentivem a pesquisa e a inclusão social através do conhecimento e inovação.
Com informações A Gazeta do Acre





