A tempestade tropical Francine deve se tornar um furacão nesta terça-feira (10), à medida que se move em direção ao estado da Louisiana, nos Estados Unidos, onde algumas comunidades receberam ordem de desocupação e fecharam suas comportas para tentar mitigar os possíveis danos.
Francine estava a cerca de 675 km de Morgan City, na Louisiana, na manhã desta terça e teve ventos máximos sustentados de 105 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA.
A forte tempestade tropical inundou partes do extremo sul do Texas, mas depois começou a se afastar da região e se mover para nordeste através do Golfo do México, onde começará a se intensificar novamente após enfrentar condições hostis durante a noite.
Os meteorologistas estimam que a tempestade se fortaleça significativamente no Golfo do México, tornando-se um furacão na noite desta terça-feira, no horário local, e continuando a se fortalecer até a manhã desta quarta-feira (11).
A trajetória prevista para a tempestade também foi alterada para leste, o que pode contribuir para a sua intensificação, pois o fenômeno passará mais tempo sobre a água. Além disso, pode afetar mais a região de Nova Orleans.
Devido à mudança para o leste, a costa do Mississippi e do Alabama estão sob alertas de tempestades tropicais.
A Francine poderá encontrar condições que podem limitar sua força antes de atingir o continente, mas não alterará o impacto geral: chuvas torrenciais, ventos fortes e tempestades com risco de morte.
Além disso, haverá risco de inundação de estradas e danos extensos e generalizados às casas, assim como quedas de energia.
Os efeitos mais graves provavelmente serão sentidos no sul da Louisiana, mas os impactos serão observados antes em uma área mais ampla da Costa do Golfo.