Os Estados Unidos e o Reino Unido realizaram novos ataques contra alvos Houthis no Iêmen nesta segunda-feira (22), marcando a oitava operação do tipo à infraestrutura dos rebeldes em pouco mais de 10 dias, disseram duas autoridades da Defesa dos EUA à CNN.
Nasr Al-Din Amer, chefe da agência de notícias Saba, dirigida pelos Houthi, afirmou que os ataques atingiram a capital do Iêmen, Sana’a, e as cidades de Taiz, Al-Bayda e Hajjah.
O presidente Joe Biden falou com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, mais cedo nesta segunda sobre uma série de tópicos, incluindo a segurança no Mar Vermelho, informou a Casa Branca.
A CNN informou anteriormente que os EUA nomearam a operação para atingir os ativos Houthi no Iêmen de “Operação Poseidon Archer” (ou Arqueiro de Poseidon, em tradução livre), sugerindo uma abordagem mais organizada e potencialmente de longo prazo.
Os Estados Unidos atacaram alvos Houthi no Iêmen oito vezes desde 11 de janeiro, sendo que a maioria dos ataques foram executados unilateralmente.
A primeira ofensiva, em que os EUA e o Reino Unido atingiram aproximadamente 30 locais no Iêmen na região controlada pelos Houthi, marcou o início da Operação Poseidon Archer, destacou um responsável.
A vice-secretária de imprensa do Pentágono, Sabrina Singh, ressaltou nesta segunda-feira que os Houthis não lançavam um novo ataque à navegação comercial desde 18 de janeiro.
Houthis dizem ter atacado navio americano; EUA negam
Os Houthis alegaram nesta segunda que atacaram um navio de carga de propriedade dos EUA, o M/V Ocean Jazz, mas uma autoridade da Defesa dos EUA disse à CNN que a afirmação não era verdadeira.
“O relatório dos terroristas Houthi apoiados pelo Irã sobre um suposto ataque bem-sucedido ao M/V Ocean Jazz é notoriamente falso”, disse o Comando Central das Forças Navais dos EUA em um comunicado.
“A NAVCENT manteve comunicações constantes com o M/V Ocean Jazz durante todo o seu trânsito seguro.”
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original