A três dias do encontro entre os presidentes da Venezuela e da Guiana, a embaixada dos Estados Unidos em Georgetown, capital guianense, divulgou na tarde desta segunda-feira (11) que o Comando Sul dos Estados Unidos, a Guarda Aérea Nacional da Flórida e o pessoal interagências se reuniram com a Força de Defesa da Guiana (GDF) “para avaliar sua rede de comunicações militares e discutir ameaças emergentes nos domínios cibernético e 5G”.
De acordo com o comunicado, “os participantes discutiram como a Força de Defesa da Guiana fez progressos significativos na implementação das recomendações da avaliação para melhorar a sua postura de segurança cibernética”.
“Os representantes dos EUA e a GDF reafirmaram o seu compromisso mútuo de colaborar no combate às ameaças no domínio cibernético e discutiram como o próximo compromisso pode aproveitar o sucesso da conferência desta semana. A reunião baseou-se na avaliação cibernética de base realizada em março de 2023”, ressalta a nota.
Ao fim, o texto diz que “após a visita da comandante do USSOUTHCOM, General Laura Richardson, à Guiana em julho de 2023, os Estados Unidos e a Guiana concordaram em aumentar a cooperação no domínio cibernético”.
Veja a nota na íntegra:
“Como parte da contínua parceria entre militares dos Estados Unidos e da Guiana, de 5 a 7 de dezembro, o Comando Sul dos Estados Unidos (USSOUTHCOM), a Guarda Aérea Nacional da Flórida e o pessoal interagências se reuniram com a Força de Defesa da Guiana (GDF) para avaliar sua rede de comunicações militares e discutir ameaças emergentes nos domínios cibernético e 5G.
Os participantes discutiram como o GDF fez progressos significativos na implementação das recomendações da avaliação para melhorar a sua postura de segurança cibernética. Os representantes dos EUA e o GDF reafirmaram o seu compromisso mútuo de colaborar no combate às ameaças no domínio cibernético e discutiram como o próximo compromisso pode aproveitar o sucesso da conferência desta semana. A reunião baseou-se na avaliação cibernética de base realizada em março de 2023.
Após a visita da Comandante do USSOUTHCOM, General Laura Richardson, à Guiana em julho de 2023, os Estados Unidos e a Guiana concordaram em aumentar a cooperação no domínio cibernético”.