Redação Juruá Online
No último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), estudantes de Cruzeiro do Sul se destacaram ao alcançar uma média de 980 pontos na redação. Ana Clara Veiga Dias, ex-aluna do Instituto Santa Teresinha, e Dafnee Deodato Chaves, proveniente do Colégio Militar Dom Pedro II, compartilharam suas trajetórias e estratégias para o resultado obtido no terceiro ano do ensino médio, visando motivar outros estudantes a trilharem caminhos semelhantes.
Dafnee Deodato Chaves: Dedicação e Busca Pela Excelência
Dafnee relata ter dedicado até sete horas diárias aos estudos durante as férias, buscando constantemente a excelência. “Eu estudei buscando o mil ou o 980”, afirmou ela. O gerenciamento de tempo foi crucial para Dafnee, que desenvolveu um método próprio baseado em provas antigas, a ser divulgado em breve.
A surpresa do tema foi um desafio para inúmeros estudantes em todo o Brasil. No entanto, Dafnee destaca que a confiança depositada em sua preparação ao longo do ano superou todos os medos. Desde a infância, ela cultivou um vasto repertório cultural, lendo livros e assistindo a filmes, o que contribuiu para a qualidade de seu texto.
“Quando a gente cresce é a hora de olhar para as coisas que convivemos no passado com um olhar mais crítico. Isso me ajudou a entender os problemas que eram apresentados em desenhos tão simples feitos pelas crianças mas tinham uma mensagem tão profundas por trás”, disse a estudante. Dafnee destaca a importância da prática de exercícios e do cuidado com a saúde mental, agradecendo o apoio de seus pais, amigos e psicóloga.
“Buscar saúde mental para chegar bem e resistente no dia da prova é importante. Devo tudo isso aos educadores que colaboraram com a construção do meu conhecimento, aos meus pais, Gutemberg e Sueli, e aos meus amigos, Samuel e Agnelson, que estiveram comigo este ano”, conclui Dafnee.
Ela orienta sobre a importância de aprender com os erros dos outros e recomenda buscar orientação de alguém que tenha trilhado a mesma jornada. Dafnee sugere a resolução de provas antigas como um método para compreender o funcionamento do corpo e da mente em um ambiente estressante durante a prova.
Ana Clara Veiga Dias: Estratégias e Foco na Autonomia
Ana Clara, por sua vez, revelou que sua abordagem para alcançar a pontuação não se baseou em escrever inúmeras redações, mas sim em desenvolver estratégias eficazes. Ela enviava seus textos para correção por meio de uma plataforma online, focando nas competências que demandavam aprimoramento.
Seu desempenho foi subindo gradualmente, tirando 860 no primeiro ano do médio, 900 no segundo ano e, finalmente, 980 no terceiro ano. “Não é um professor, não é um material que vai determinar sua nota. É você mesmo”, destaca Ana Clara. A jovem enfatiza a importância de criar um método personalizado, trabalhando nas lacunas identificadas ao longo do processo de preparação.
Ana ressaltou a relevância de não deixar a redação para o último momento, integrando-a ao estudo cotidiano e intercalando-a com a resolução de provas. Seu maior desafio foi desenvolver o tema de forma coesa, mas ela superou isso criando esquemas e anotando informações relevantes durante a prova.
“Acho importante destacar a necessidade de deixar o texto bem ‘amarrado’. A introdução tem que conversar com o desenvolvimento, assim como a conclusão tem que conversar com todo o resto do texto”, disse Ana.
Por Giovanna Paixão