
Uma nova oportunidade de transformação social está chegando a Cruzeiro do Sul. A Diocese, em parceria com a União Brasileira de Educação Católica (UBEC), está implantando uma escola social que vai ofertar ensino médio técnico gratuito, voltado especialmente para estudantes em situação de vulnerabilidade econômica.
Quem explica é o bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio, que destaca o caráter inclusivo do projeto. “É uma escola particular, mas que é dada bolsa de estudo integral para os alunos. Então, se vai fazer a seleção dos alunos que mais precisam do ponto de vista econômico”, afirmou .
O curso ofertado será o ensino médio técnico em Logística, uma área apontada por profissionais como uma das maiores necessidades da região. “Vai ser um ensino médio técnico, com a qualificação em logística,… uma das grandes carências da nossa região”, explicou o bispo .
Quem pode se inscrever
Para participar, as famílias precisam atender a critérios de renda. Segundo Dom Flávio, a soma dos rendimentos dos moradores da casa não pode ultrapassar seis salários mínimos, o que equivale a cerca de nove mil reais. “Se uma família juntando as entradas do papai e da mamãe, e, eventualmente, se um dos filhos trabalha, não pode ultrapassar esses nove mil reais”, detalhou .
O curso será oferecido no turno da noite, facilitando o acesso de jovens que já trabalham durante o dia.
Grande procura
O interesse da população já é alto. “Nós já tivemos mais de 110 inscrições”, informou Dom Flávio. As inscrições seguem abertas até quinta-feira, dia 15, e podem ser feitas tanto presencialmente no Colégio São José, quanto pela internet .
“Aqui no São José, quem está aqui ajuda a fazer a inscrição online, porque tudo é definido pelo UBEC com sede em Brasília. Nós aqui somos parceiros”, explicou o bispo .
Quem tiver dificuldade com a tecnologia também contará com apoio. A partir de segunda-feira, haverá uma equipe disponível manhã, tarde e noite para ajudar no envio dos documentos exigidos para a matrícula. “Os documentos vão ser enviados todos escaneados via online”, acrescentou .
Reunião com os candidatos
Além das inscrições, os interessados também foram convidados para uma reunião presencial. “Hoje à noite, dia 9, às 18 horas, teremos a reunião presencial. Especialmente quem já fez a inscrição vai ter todas as dicas de como fazer a confirmação e entrega de documentos”, anunciou Dom Flávio .
A expectativa é que a escola social comece a funcionar ainda neste ano, oferecendo não apenas ensino, mas também uma nova perspectiva de futuro para dezenas de jovens de Cruzeiro do Sul.





