booked.net

Enfrentamento das Mudanças Climáticas é Tema de Debates por Entidades de Defesa dos Indígenas

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Na manhã desta sexta-feira, 26, o Centro Diocesano em Cruzeiro do Sul foi palco da oficina de adaptação e enfrentamento às mudanças climáticas, organizada pela Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá. O evento, que se estende até sábado, tem como objetivo promover discussões e desenvolver estratégias para enfrentar os desafios climáticos na região.

Franciso Piyãko, Coordenador Geral da Organização dos Povos Indígenas do Rio Juruá, destacou a importância do evento, que conta com a presença de representantes de 11 terras indígenas. “Estamos trazendo informações sobre o que está acontecendo em nível nacional e amazônico, e também saber o que está acontecendo nos territórios locais. Este evento promove um alinhamento entre as instituições, universidades e especialistas, além de envolver estudantes interessados em entender as questões climáticas.”

Durante os dois dias de evento, diversas lideranças indígenas, especialistas ambientais e representantes de organizações se reunirão para discutir estratégias de adaptação. “Vamos ouvir as comunidades e levar informações. À tarde, ouviremos as instituições parceiras que atuam na região, observando a questão climática. Amanhã será um dia de pensar em estratégias para estarmos preparados para qualquer situação emergencial na região,” explicou o coordenador.

O cacique da Aldeia Vacavicu, Paulo Oliveira Nukini, também destacou a relevância do evento. “Como liderança e cacique, juntamente com a comunidade, professores e agentes de saúde, estamos trabalhando no reflorestamento de áreas degradadas. Já plantamos mais de 20.000 mudas que estão começando a dar frutos. Este evento é uma oportunidade para compartilhar nossas experiências e práticas que têm dado certo, e para aprender e expandir esses conhecimentos para outras populações que ainda não estão trabalhando da mesma forma.”

A oficina de adaptação e enfrentamento às mudanças climáticas demonstra o compromisso das comunidades indígenas do Rio Juruá em buscar soluções sustentáveis e compartilhar conhecimentos para enfrentar os desafios climáticos.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima