Os interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2026 têm até esta sexta-feira (15) para realizar a inscrição gratuita. O procedimento deve ser feito exclusivamente pelo Sistema Encceja, disponível na internet.
O exame é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade adequada e desejam obter certificação do ensino fundamental ou médio.
Segundo o edital, será aceita apenas uma inscrição por número de Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Quem pode participar
A participação no Encceja é voluntária e gratuita. Para fazer a prova, o candidato precisa atender à idade mínima exigida até a data da aplicação do exame:
- 15 anos completos para certificação do ensino fundamental;
- 18 anos completos para certificação do ensino médio.
O Inep ressalta que a emancipação legal não altera a exigência de idade mínima.
Atendimento especializado e nome social
O prazo desta sexta-feira também vale para participantes que desejam solicitar atendimento especializado ou uso do nome social.
Podem solicitar atendimento especial pessoas com:
- deficiência física;
- deficiência auditiva;
- cegueira;
- Transtorno do Espectro Autista (TEA);
- gestantes;
- lactantes;
- idosos;
- outras condições previstas no edital.
Travestis, transexuais e transgêneros também podem solicitar o tratamento pelo nome social durante a inscrição.
Aplicação das provas
As provas do Encceja 2026 serão aplicadas no dia 23 de agosto, em todos os estados e no Distrito Federal, nos turnos da manhã e da tarde.
O exame é composto por:
- quatro provas objetivas;
- uma redação.
Cada prova possui 30 questões de múltipla escolha, totalizando 120 perguntas.
No ensino fundamental, os conteúdos abrangem:
- Ciências Naturais;
- Matemática;
- Língua Portuguesa;
- Língua Estrangeira;
- Artes;
- Educação Física;
- História;
- Geografia.
Já no ensino médio, as áreas cobradas são:
- Linguagens e Códigos;
- Matemática;
- Ciências da Natureza;
- Ciências Humanas;
- Redação.
Certificação depende das instituições parceiras
O Inep é responsável pela aplicação do exame, mas a emissão dos certificados fica a cargo das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais.
No momento da inscrição, o participante deve escolher a instituição certificadora responsável pela emissão do documento.
O órgão alerta que fazer a prova não garante automaticamente a certificação. Após a divulgação das notas, o candidato deverá solicitar o certificado junto à instituição indicada.
Criado em 2002, o Encceja é utilizado como ferramenta para certificação da educação básica e também como referência para políticas públicas voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA).






