booked.net

Em retaliação às sanções de Biden, Rússia expulsará dez diplomatas americanos

Ministro russo afirma que resposta é "uma questão de ação e reação"; apesar das novas sanções, Biden diz querer "atenuar" tensões com os russos

Compartilhe:

O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse nesta sexta-feira (16) que o país expulsará dez diplomatas norte-americanos, freará as atividades de grupos sem fins lucrativos dos EUA em território russo e restringirá oficiais americanos em uma série de medidas em retaliação às sanções que o presidente Joe Biden anunciou na quinta -feira (15) contra o Kremlin.

Em uma coletiva de imprensa em Moscou, Lavrov e seu par sérvio descreveram as medidas como uma resposta de “ação e reação” ao anúncio de sanções da administração Biden, que têm como objetivo punir Moscou pela interferência nas eleições presidenciais de 2020 nos EUA, pelo ciberataque à empresa de softwares SolarWinds, pela ocupação e “violações severas dos direitos humanos” na região da Crimeia.

As penalidades dos Estados Unidos também prevêem a expulsão de dez diplomatas russos em Washington, incluindo “representantes dos serviços de inteligência da Rússia, devido ao ciberataque e à intromissão nas eleições.

“Dez diplomatas estão na lista dos EUA enviada a nós, na qual eles pedem que a partida deles dos Estados Unidos seja assegurada. Nós respondemos da forma “ação e reação” a isso. Também ordenaremos que dez diplomatas deixem nosso país”, disse Lavrov

O ministro ainda afirmou que a Rússia colocará outros oito oficiais americanos em uma lista de sanções ainda na sexta-feira, sem especificar quais serão escolhidos.

via-CNN

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima