booked.net

Em Cruzeiro do Sul, técnicos são capacitados para uso de drones para impulsionar setores agrícola e florestal

O objetivo foi aprimorar suas habilidades no manuseio de drones, visando melhorar a eficiência em atividades como a delimitação de loteamentos e o mapeamento de propriedades nos setores agrícola e florestal, além de qualificar os serviços urbanos na região.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Durante esta semana, o governo do Acre, por intermédio da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), promoveu uma capacitação em Cruzeiro do Sul, voltada para técnicos da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Ipam) e da pasta da Agricultura do município. O objetivo foi aprimorar suas habilidades no manuseio de drones, visando melhorar a eficiência em atividades como a delimitação de loteamentos e o mapeamento de propriedades nos setores agrícola e florestal, além de qualificar os serviços urbanos na região.

A capacitação foi dividida em etapas, começando com a explanação dos princípios da fotogrametria, ou seja, a captura de imagens por drones e a utilização dos produtos resultantes dessas fotografias. Posteriormente, os técnicos tiveram a oportunidade de manusear os equipamentos para aprofundar seus conhecimentos sobre essa nova tecnologia. Por fim, realizaram o planejamento automatizado de voo por meio de aplicativos especializados.

Além de promover conhecimento e qualificação profissional, essa iniciativa também impulsiona o agronegócio e contribui para o combate ao desmatamento na região. Márcio Ferreira, responsável pelas capacitações da Funtac voltadas ao manejo florestal sustentável, destaca que tais tecnologias permitem o mapeamento de áreas extensas, facilitando o trabalho de fiscalização e reduzindo o desmatamento. Além disso, possibilitam levantamentos de áreas produtivas e de pastagens, impulsionando a produção rural.

Clodomir da Silva, membro da Secretaria de Agricultura de Cruzeiro do Sul, ressalta a importância dessas novas tecnologias para otimizar os serviços oferecidos à população. Ele destaca que o uso de drones representa uma revolução nos serviços prestados, exigindo adaptação por parte dos profissionais para aproveitar ao máximo os benefícios dessa ferramenta.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima