booked.net

Em Cruzeiro do Sul, IPTU é revertido em benefícios para população; confira

Esse é um dos principais impostos que garantem a arrecadação das prefeituras e o financiamento dos serviços públicos.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

O IPTU, serve, principalmente, para compor a receita tributária dos municípios, em comparação com o Imposto Sobre Serviços (ISS), esse é um dos principais impostos que garantem a arrecadação das prefeituras e o financiamento dos serviços públicos. Muitas vezes são utilizados para recuperação de ruas, saneamento básico e a limpeza das vias.

O secretário de finanças da prefeitura de Cruzeiro do Sul, Mateus Lima, disse que os tributos e a inadimplência da cidade é muito alto. São problemas que vêm sendo enfrentado historicamente no município.

“Hoje estamos preparando um pacote econômico para ser anunciado em breve e faremos o sorteio do IPTU premiado do ano passado (2022), o que trouxe uma contribuição maior da população, mas, não foi um número tão expressivo”, explica o secretário.

Ainda segundo ele, o principal desafio é fazer com que as pessoas entendam que os serviços prestados pela prefeitura dependem da contribuição do IPTU. A sociedade contribuindo e a prefeitura dando a contrapartida.

Os refis são uma forma do cidadão tirar multas e juros. Sendo assim, uma forma de aumentar a arrecadação.

O município deveria arrecadar mais de 7 milhões anuais, mas, segundo Mateus Lima, 2,2 milhões foram arrecadados em 2022.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima