Redação Juruá Online
O Idaf está organizando uma ação para conscientizar os produtores a devolver as embalagens após o uso de agrotóxicos. De acordo com a engenheira agrônoma, Maisa Bravin, quando o produtor levar para a propriedade o produto de agrotóxico e utilizar todo aquele veneno, é dever e obrigação por lei, devolver as embalagens.
“Acabou de utilizar, esvaziou a embalagem, tem que fazer um processo de tríplice lavagem. Coloca um pouco de água na embalagem vazia, fecha e chacoalha por 30 segundos. Após, devolve aquela suja no tanque pulverizador. Esse procedimento tem que ser feito três vezes, e feito isso, o produtor fecha novamente a embalagem, perfura e guarda num local específico, protegido de animais e crianças. Ao voltar para cidade, trazer a embalagem utilizada e fazer a devolução na mesma casa agropecuária que ele adquiriu o produto”, explicou a engenheira.
O Idaf realizou um trabalho de panfletagem no mês passado, para orientar sobre a questão dessa prática. Em resposta, muitos produtores disseram que não sabiam dessa obrigação. Uma ação de recolhimento será realizada no Mercado Beira Rio nesta sexta-feira (30), das 7 h às 12 h para.
As embalagens devem ser armazenadas com suas respectivas tampas, rótulos, e de preferência na caixa de papelão original ou em embalagens de resgate em local coberto e trancado, ao abrigo de chuva e com boa ventilação. Este local pode ser o próprio depósito das embalagens cheias.
Local: atravessa do Mercado, próximo ao Mercado Beira Rio
Data: 30 de Setembro