booked.net

Em 15 dias, três casos de dengue foram confirmados e uma morte está sendo investigada em Cruzeiro do Sul

A prevenção da doença começa nos simples hábitos e cuidados em cada terreno.

Compartilhe:

Foto: Ilustrativa

Redação Juruá Online

Cruzeiro do Sul, neste período sazonal, está enfrentando um significativo aumento nos casos positivos de dengue, o que tem gerado um alerta nas autoridades de saúde. Em 2023, a cidade registrou 114 casos confirmados somente no mês de janeiro. Já em 2024, nos primeiros 15 dias, três casos foram confirmados e uma morte ainda está sendo investigada.

Esse cenário reforça a importância de conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Bairros como Igarapé Preto, Cruzeirinho, João Alves, Cohab e São José estão apresentando um aumento considerável na incidência do mosquito, sendo a região do Igarapé Preto a mais afetada.

Diante disso, a Secretaria de Saúde do município tomou medidas imediatas para conter a propagação da dengue. A secretária de saúde, Valéria Lima, destacou o aumento na intensificação das ações preventivas, mobilizando os agentes do combate de endemias para visitar as áreas afetadas, conscientizar a população e realizar a borrifação de locais propícios à reprodução do mosquito.

Valéria Lima ressalta a importância da colaboração da população nesse combate, destacando que cada morador tem um papel crucial. Dentre as recomendações: Não deixem lixos no quintal e evitem recipientes que acumulem água. Ela citou um caso em que a equipe foi chamada para uma residência com pneus acumulando água nos arredores, evidenciando que situações como essa podem ser evitadas com a conscientização e responsabilidade de cada cidadão.

A gestão municipal está fazendo o que está ao seu alcance para combater a dengue, mas a colaboração da população é fundamental. A prevenção da doença começa nos simples hábitos e cuidados em cada terreno.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima