booked.net

Educação promove palestra “Jornada das Profissões” para ajudar estudantes na escolha do curso universitário

Ao todo, são 11 cursos disponíveis no campus de Cruzeiro do Sul, que têm atraído jovens em busca de uma formação na universidade pública do estado.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Durante o ensino médio, é natural que muitos estudantes ainda não tenham decidido sobre a profissão e os cursos que pretendem seguir. Mesmo para aqueles que já têm algo em mente, vivenciar e experimentar um pouco de cada área pode ser relevante na hora de tomar decisões. Nesse contexto, a Jornada de Profissões, organizada pelo núcleo de educação do estado e pela UFAC, através da Prograd, foi uma oportunidade para proporcionar esse conhecimento.

A programação, que aconteceu na Universidade Federal do Acre em Cruzeiro do Sul e Rio Branco, proporcionou uma visita a salas organizadas, oferecendo uma amostra de cada curso da UFAC. Nesta manhã, a programação iniciou no Teatro Moa, em Cruzeiro do Sul.

Ao todo, são 11 cursos disponíveis no campus de Cruzeiro do Sul, que têm atraído jovens em busca de uma formação na universidade pública do estado. Entre os destaques, temos o exemplo do curso de Direito em Rio Branco, que atingiu a nota máxima de 5, e o de Cruzeiro do Sul, avaliado pela primeira vez, alcançando a nota 4 no MEC. “A universidade está crescendo e honrando seu compromisso social”, afirma a reitora da UFAC, Guida Aquino. São mais de 2000 vagas disponibilizadas para que os alunos ingressem, especialmente por meio do SISU.

O evento contou com a expressiva presença de muitos alunos em busca de informações. Amanda Lopes, aluna do terceiro ano da escola Madre Adelgundes, compartilhou que seu maior objetivo é cursar Medicina. Contudo, como esse curso não é oferecido gratuitamente em Cruzeiro do Sul, ela aponta o Direito como sua segunda opção. Amanda destaca a extrema importância da proposta para que os alunos conheçam os cursos oferecidos pelo estado, auxiliando na definição de seus objetivos futuros.

A estudante Yasmin, da escola Dom Henrique Ruth, também compartilhou sua experiência pessoal, mencionando as dificuldades para decidir qual curso escolher após fazer a prova do ENEM. “Essa palestra é de extrema importância para os alunos se direcionarem e saberem o que vão fazer quando terminarem o ensino médio. Eu creio que muitos alunos vão sair daqui sabendo o que vão fazer”, afirma Yasmin, que agora tem muita vontade de cursar Letras-Português.

O grande número de alunos presentes destacou a relevância do evento, que se estenderá até a tarde para atender tanto os alunos da manhã quanto os da tarde. A coordenadora do ensino médio, Darlene Cavalcante, ressaltou que os alunos têm a oportunidade de analisar e escolher o melhor curso, para que, a partir do próximo ano e dependendo do resultado obtido no ENEM, possam iniciar as aulas.

Por Giovanna Paixão

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima