Dois presos morreram e vários outros ficaram feridos após um “tumulto de grupo” em uma prisão privada no sul de Oklahoma, de acordo com as autoridades penitenciárias.
O caso ocorreu no Centro Correcional e de Reabilitação de Lawton na sexta-feira (10) e está sendo investigado pelo Departamento de Correções de Oklahoma, de acordo com um comunicado de Kay Thompson, chefe de relações públicas do departamento.
Thompson disse em um e-mail à CNN no sábado (12) que o incidente ocorreu depois que um “erro operacional” permitiu “que o tumulto acontecesse”. Ela disse que o tumulto estava relacionado a “grupos de ameaças à segurança”, que Thompson disse ser outro termo para gangues.
Como resultado, a instalação está fechada e todas as visitas estão canceladas durante o fim de semana.
Um porta-voz do The GEO Group, uma empresa de segurança que opera prisões e centros de detenção sob contrato com governos, disse à CNN que as mortes e ferimentos resultaram de “um ataque entre presidiários”.
Thompson não mencionou os nomes dos dois pacientes que morreram no comunicado. Além das duas mortes, dois detentos ficaram gravemente feridos. Um foi levado ao hospital em voo médico e o outro em veículo. Muitos outros foram tratados nas instalações com ferimentos leves, mas o número exato é desconhecido, segundo Thompson. Um policial também sofreu ferimentos leves, de acordo com o Grupo GEO.
Quando questionado a que “erro operacional” se referia, Thompson disse à CNN: “A causa ainda está sob investigação. Divulgaremos essas informações assim que a investigação for encerrada.”
“Embora a LCRF seja uma prisão privada, a nossa equipe de operações está trabalhando em estreita colaboração com o Grupo GEO para compreender como isto aconteceu e que ações de correção precisam ser tomadas”, disse Thompson.
O Grupo GEO disse: “A saúde e a segurança de todos aqueles sob nossos cuidados sempre foram nossa prioridade número um e temos tolerância zero para quaisquer atos de violência”.
Lawton está localizado a cerca de 138 quilômetros a sudoeste de Oklahoma City. O Centro Correcional e de Reabilitação de Lawton funciona desde 1998, de acordo com o Grupo GEO, e tem capacidade para 2.682 presidiários.
Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.
versão original