Ei! Você lembra que possuímos um dia raro no nosso calendário em 2024? Pois é, possuímos! E, esse dia raro é HOJE, 29 de fevereiro! Ele é o motivo de quatro em quatro anos termos o famoso ano bissexto, ou seja, 366 dias para vivermos.
Assim, por causa da raridade de nos depararmos com o dia 29 de fevereiro ele propositalmente, foi escolhido como o Dia Mundial das Doenças Raras. Essa data foi criada em 2008 pela Organização Europeia das Doenças Raras e tem como finalidade informar e sensibilizar o público em geral, profissionais e tomadores de decisões sobre a vida de quem tem doenças raras e, além disso, evidencia o impacto que é causado no cotidiano de seus pacientes e também de seus familiares.
Mas você sabe o que são as doenças raras? Bom… segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças raras são as que afetam 65 pessoas a cada 100.000. Sendo que, a maioria delas são genéticas e degenerativas.
São exemplos de doenças raras fibrose cística, esclerose múltipla, atrofia muscular espinhal, dentre muitas outras. Entretanto, já que a maioria não tem cura o diagnóstico precoce se faz extremamente necessário, pois é através dele que facilita os meios que promovem uma maior qualidade de vida.
Ah! E fora dos anos bissextos, o Dia Mundial das Doenças Raras é celebrado em 28 de fevereiro. Contudo, independente dessa alternância de dias as pessoas que possuem qualquer doença rara têm que serem celebradas, respeitadas e vivenciadas todos os dias.
Ritinha Andrade