booked.net

Dia do Gari: Servidores do município recebem café da manhã e prêmios em homenagem à data

Cerca de 120 servidores atuam na limpeza pública e cuidam do potencial estético da cidade.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

O Dia do Gari é comemorado anualmente em 16 de maio, em todo o Brasil. Esta data tem o objetivo de homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo gerado naturalmente ou por ação do ser humano.

Na manhã desta terça-feira (16), em Cruzeiro do Sul, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou uma ação de confraternização para homenagear os garis do município. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Igor Neves, cerca de 120 servidores atuam na limpeza pública e cuidam do potencial estético da cidade.

Diariamente, aproximadamente 70 toneladas de lixo e resíduos são recolhidos em diversos pontos da cidade. No primeiro mutirão realizado, o “Cidade Limpa”, foram coletadas mais de 30 mil toneladas de entulhos. Dessa forma, nota-se o trabalho árduo que esses profissionais exercem na cidade.

Paulo Sérgio da Silva, de 42 anos, tem 23 anos de trabalho como gari. Ele conta que seu trabalho fica melhor com a ajuda da sociedade. “Quando o lixo está bem ensacado é muito bom de trabalhar. Quando ele está espalhado e desorganizado, apresenta mais dificuldade”, disse o trabalhador. Itens perigosos, como lixos químicos e materiais que podem cortar, dificultam a boa prestação de serviços dos profissionais. Para manter uma cidade limpa, é necessário que todos trabalhem juntos.

O prefeito Zequinha Lima ressaltou a honra de participar do café da manhã com os servidores e destacou a valorização que sua gestão está oferecendo aos garis e margaridas, tanto salarialmente quanto na saúde.

Neste ano, duas margaridas, mãe e filha, representaram a campanha do Dia das Mães de Cruzeiro do Sul. Evilin Rodrigues (filha) trabalha há 7 anos no ramo e diz que seu ofício é um dos melhores que pode existir. Ela afirma que, apesar das dificuldades para lidar com os hábitos da população, busca fazer seu trabalho com qualidade. Maria José (mãe), que trabalha há 18 anos como margarida, disse que está se sentindo maravilhada com a valorização que recebe e que seu trabalho é feito com muito amor.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima