booked.net

Detento de 46 anos morre de possível infarto em presídio de Cruzeiro do Sul; família alega negligência

O detento, que integrava um grupo que recebia atendimento médico especial no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), havia se dirigido ao Hospital do Juruá na última sexta-feira, buscando tratamento para questões de saúde.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Na madrugada desta segunda-feira, 22, Cristiano Dias da Silva, um detento de 46 anos do Presídio Manoel Néri da Silva, localizado em Cruzeiro do Sul, foi encontrado sem vida em uma cela. Ao avistarem o corpo, houve uma tentativa de chamá-lo para obter respostas e conferir seus sinais vitais, porém o homem já não respondia. A situação levou à mobilização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Ao chegar ao local, a equipe do SAMU constatou o óbito do detento. Diante dessa constatação, o Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para realizar a perícia necessária e esclarecer as circunstâncias da morte. A suspeita inicial aponta para um possível infarto do miocárdio como causa do falecimento.

O detento, que integrava um grupo que recebia atendimento médico especial no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), pois sofria de epilepsia, havia se dirigido ao Hospital do Juruá na última sexta-feira, buscando tratamento para questões de saúde.

A família do detento foi informada da notícia nesta manhã. A irmã do detento, Gracite da Silva, gerente administrativa, diz que recebeu a notícia da morte do irmão por volta das 9:00. Ela disse que as informações que a família tinha eram de que ele estava tomando os remédios regularmente. Porém, ela afirma que houve negligência, pois deram uma dose exagerada de remédio para ele. Segundo a irmã, ele toma uma dose de Depakene por dia, e neste dia ele tomou três. Ele já foi encaminhado para o presídio nos braços dos policiais passando mal após retorno do hospital.

A irmã relata que no último domingo, 21, a mãe deles foi fazer uma visita e não deixaram ela entrar, pois Cristiano já estava com um quadro de saúde ruim. Com isso, a família resolveu entrar com uma ação contra o estado com advogados, laudos e relatórios. “Nós vamos acionar o advogado e vamos aguardar o que vai acontecer. Pelas informações que a gente tem, ele já estava ruim dentro do hospital e nem fomos informados, só fomos informados na sexta-feira e ele já estava dentro do hospital, mas o quadro dele já estava se agravando dentro do presídio”, disse a irmã.

De acordo com Elves Barros, diretor do presídio, o Estado fornecerá o apoio necessário para as despesas funerárias.

Cristiano Dias da Silva

O governo divulgou uma NOTA PÚBLICA sobre o ocorrido:

O governo do Estado, por meio do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), informa o óbito do detento Cristiano Dias da Silva, de 46 anos, nesta segunda-feira, 22, no Presídio Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul.

Cristiano era paciente do Centro de Atendimento psicossocial (Caps) e estava sozinho na cela.

Os policiais observaram que o detento não levantou da cama nesta manhã e, ao checarem, viram que estava desacordado. O Samu foi acionado e atestou que Cristiano teve uma provável parada cardíaca, resultando no óbito.

No momento, o Iapen cuida de todos os trâmites para velório e enterro.

Que neste momento de profunda dor, Deus conforte o coração dos familiares.

Alexandre Nascimento
Presidente do Iapen/AC

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima