Redação Juruá Online
O vice-presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Pedro Longo (PDT), propôs a implantação de um voo direto entre o estado do Acre e a cidade de Cuzco, no Peru. A sugestão foi apresentada durante a 3ª Reunião do Parlamento Amazônico, realizada na manhã desta quarta-feira (31).
A aviação na região foi um dos principais temas discutidos no encontro, que reuniu deputados de nove estados da Amazônia Legal. O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Tiago Souza Pereira, ministrou uma palestra por meio de videoconferência e posteriormente ouviu as intervenções dos deputados presentes.
“É fundamental considerarmos todas as possibilidades disponíveis. Cuzco está a apenas 30 ou 40 minutos de distância do Acre, partindo de Rio Branco, e contamos com um aeroporto internacional. Podemos trabalhar nessa perspectiva. Temos também Pucalpa, via Cruzeiro, que também possui um aeroporto internacional. Precisamos avançar no setor de aviação”, afirmou Longo.
O deputado expressou sua satisfação com a receptividade da Anac, que se comprometeu a analisar as questões levantadas, incluindo a proposta de voo para Cuzco. De acordo com o deputado, a sugestão foi bem recebida pelo presidente, que se comprometeu a realizar estudos de viabilidade.
Além disso, Longo destacou a precária situação dos voos no Acre e fez um apelo à Anac para que cumpra seu papel regulatório. “A agência está ciente de todos os problemas que enfrentamos, especialmente no Acre. Pedimos que a Anac exerça seu papel e resolva essa situação que se arrasta há tanto tempo. Precisamos passar da retórica para a prática, e isso precisa ser feito o mais rápido possível”, concluiu.