Imagem: tio .faso/Reprodução
Redação Juruá Online
Nesta terça-feira (3), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados reúne-se para discutir a necessidade de adaptações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para atender estudantes com autismo. O debate, solicitado pela deputada Socorro Neri (PP-AC), acontece às 10h30 no plenário 12.
A discussão surge em um contexto onde cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil são diagnosticadas com o transtorno do espectro autista (TEA). De acordo com o Censo Escolar 2023, existem aproximadamente 636 mil alunos com autismo no país que carecem de políticas educacionais que garantam acesso igualitário a provas e exames, como o Enem.
Socorro Neri destaca os avanços já conquistados, como a concessão de tempo adicional e a disponibilização de salas especiais, mas afirma que são insuficientes. “É imprescindível que o Enem incorpore mais suportes visuais nas provas, tais como imagens e desenhos, para facilitar a compreensão dos estudantes autistas”, afirmou a parlamentar.
O encontro promete trazer à tona propostas que visam tornar o Enem mais inclusivo e acessível para todos os estudantes.