Redação Juruá Online
Nos dias 28 e 29 de novembro, Cruzeiro do Sul recebe um curso focado em Gestão de Recursos Hídricos e Mudanças Climáticas, voltado para profissionais técnicos de instituições estaduais e municipais. O evento, realizado no Auditório do Centro de Referência em Inovações para a Educação (CRIE), busca capacitar equipes que atuam diretamente com o uso da água, promovendo discussões sobre os desafios locais e globais relacionados a esses temas.
Segundo Maria Antônia Nobre, chefe da Divisão de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), o curso tem como objetivo sensibilizar os participantes sobre os impactos das mudanças climáticas e sua relação com a gestão hídrica. “Nós vamos trabalhar a temática das mudanças climáticas hoje, bem como a legislação de recursos hídricos e os eventos relacionados a essa problemática que enfrentamos anualmente no município. Sabemos que todo o estado do Acre vem passando por eventos como alagações e secas extremas. Por isso, estamos aqui no município para discutir, trabalhar e dialogar sobre essa temática, já pensando em ações futuras relacionadas a esses dois extremos”, destacou.
O evento conta com palestras e debates que abordam desde a legislação de recursos hídricos até estratégias para minimizar os impactos desses fenômenos. A primeira palestra foi ministrada por uma professora da Universidade Federal do Acre, que contextualizou as mudanças climáticas em nível global e local.
O curso também enfatiza a necessidade de multiplicar o conhecimento adquirido, especialmente porque muitos técnicos atuam diretamente com comunidades urbanas e rurais, frequentemente as mais impactadas por eventos climáticos extremos.
![](https://juruaonline.com.br/wp-content/uploads/2024/11/image-105-1024x576.png)
A Defesa Civil estadual participa do evento, ressaltando a importância de discutir a gestão de riscos e ações preventivas. O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Carlos Batista, destacou o apoio do Governo do Estado na realização do curso. Ele parabenizou a SEMA e enfatizou a necessidade de articulação entre instituições públicas e privadas para enfrentar eventos climáticos.
“A Defesa Civil também está presente para que possamos discutir esses eventos extremos, que têm se tornado cada vez mais frequentes e intensos em todo o nosso estado, no Brasil e no mundo. É fundamental repassarmos conhecimento e promovermos a gestão de riscos para a sociedade como um todo, pois cada um, fazendo a sua parte, por menor que seja, contribui para a solução”, explicou.
Essa abordagem integrada da defesa civil visa minimizar os impactos desses fenômenos na população, reforçando a importância da preparação e da cooperação entre diversas instituições: “A Defesa Civil, o sistema estadual de Defesa Civil, assim como os sistemas municipais de Defesa Civil, têm um papel importantíssimo em relação aos trabalhos de prevenção, mitigação, preparação, resposta propriamente dita a esses eventos extremos, assistência humanitária, recuperação desses cenários e reconstrução desses cenários, para que se busque voltar à normalidade”, ressalta o coordenador.
O curso, que acontece das 8h30 às 17h30 em ambos os dias, é um marco na capacitação técnica de Cruzeiro do Sul, fortalecendo o compromisso em enfrentar os desafios das mudanças climáticas.