No interior do Acre, na cidade de Cruzeiro do Sul, foi lançado o aplicativo “Buracômetro”, com o objetivo de permitir que os moradores comuniquem e alertem sobre problemas nas ruas, como buracos ou desbarrancamentos. Essa ferramenta também possibilita que os usuários compartilhem fotos que ilustrem esses possíveis problemas.
A proposta é que as notificações recebidas no aplicativo sejam encaminhadas à prefeitura por meio da equipe responsável pela plataforma.
O projeto foi idealizado pelo deputado federal Amon Mandel (Cidadania), do Amazonas, e contou com a parceria do gabinete do vereador Clerton Souza (PSD) na cidade de Cruzeiro do Sul.
“O Buracômetro vai otimizar o tempo, pois qualquer cidadão poderá mostrar os problemas de suas ruas”, explica Souza.
Fazem parte da parceria as seguintes cidades:
- Cruzeiro do Sul, no Acre;
- Barbacena, em Minas Gerais;
- Bela Vista, no Mato Grosso do Sul;
- Itamaraju, na Bahia;
- Presidente Figueiredo, no Amazonas
O Buracômetro já está disponível nas principais lojas de aplicativos para smartphones. Após fazer o download, o usuário precisa informar, dentro da própria ferramenta, em qual cidade está localizado. Além disso, é necessário fazer um cadastro para poder registrar reclamações.
Uma das funcionalidades do aplicativo é a criação de estatísticas com base nos registros feitos pelos usuários. Essas estatísticas mostram os bairros que possuem mais problemas, bem como a distribuição entre áreas urbanas e rurais. O vereador também pretende sugerir à administração municipal que instale a ferramenta nos setores responsáveis pela infraestrutura, a fim de que possam acompanhar os alertas de forma mais eficiente.
Com informações G1





