Redação Juruá Online
Nesta quinta-feira, 27, Cruzeiro do Sul está sediando a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), que conta com a presença de todos os secretários municipais de saúde do Estado. O encontro tem como principal objetivo planejar e pactuar ações para enfrentar os desafios da saúde pública nas regiões do Acre.
Coordenando a reunião, o secretário municipal de saúde de Cruzeiro do Sul, Marcelo Siqueira, destacou a importância da articulação entre os municípios e o governo estadual. Segundo ele, a CIR é essencial para que os municípios alinhem suas necessidades e organizem, de forma solidária, soluções conjuntas que melhorem o atendimento à população.
“É muito importante para nós porque garante que os municípios articulem suas necessidades de políticas públicas, verifiquem quais são as principais demandas perante o governo do Estado e, em um intuito solidário, organizem-se tanto com o Estado quanto entre as prefeituras para melhor atender a população. Na verdade, articulamos, por exemplo, a nossa rede de serviços. Isso garante que um cidadão de Marechal Thaumaturgo seja bem recebido e acolhido, inclusive em Cruzeiro do Sul, a cidade polo. Mas também permite que Thaumaturgo nos auxilie, assim como Porto Walter, oferecendo suporte excepcional em nosso atendimento fluvial. Conseguimos estabelecer cooperações regionais que beneficiam toda a população do Vale do Juruá”, disse o secretário.

Participam do encontro os secretários municipais de Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e uma representação do Jordão. O evento faz parte da política pública do Sistema Único de Saúde (SUS) e segue um calendário anual de reuniões para alinhar e definir diretrizes.
Entre os principais temas abordados, está a necessidade de melhorar a articulação para atendimentos ambulatoriais especializados na rede estadual. Atualmente, as consultas e exames especializados são agendados pelos municípios através do sistema CISREG, mas a oferta desses serviços depende da estrutura estadual, demandando um melhor alinhamento para garantir um atendimento ágil e eficiente.
A assessora técnica da coordenação estadual de saúde regional do Juruá, Tarauacá e Envira, Lucila Brunetta, reforçou a relevância da integração entre estado e municípios. Segundo ela, o encontro é um espaço essencial para discutir as dificuldades e desafios da saúde pública na região, permitindo que todos os envolvidos estejam alinhados e possam oferecer um serviço de maior qualidade à população.
“O município é responsável por prevenir as doenças, e o Estado por tratá-las. Quanto mais os municípios fortalecem a prevenção, melhor para o Estado e, principalmente, para a população”, afirmou Lucila.
A CIR é um instrumento fundamental para garantir a articulação e a melhoria dos serviços de saúde na região, promovendo soluções conjuntas que beneficiam toda a população do Vale do Juruá. As reuniões seguirão ocorrendo periodicamente, assegurando a implementação de políticas eficazes e alinhadas às necessidades locais.