booked.net

Cruzeiro do Sul receberá nesta quarta-feira (11) curso para fortalecer Combate ao Tráfico de Pessoas

Nos dias 11 e 12 de dezembro, Cruzeiro do Sul será palco de um curso piloto no Brasil sobre o fortalecimento da política de enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

Nos dias 11 e 12 de dezembro, Cruzeiro do Sul será palco de um curso piloto no Brasil sobre o fortalecimento da política de enfrentamento ao tráfico de pessoas. A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC), será realizada no auditório da Fundação Elias Mansour, a partir das 8 horas, e busca envolver a sociedade civil e instituições públicas na luta contra esse crime que afeta tantas vidas.

O curso é uma iniciativa pilota no Brasil e faz parte de um convênio firmado entre o Centro de Estudos de Segurança e Defesa da Amazônia (CESDAG) e o Ministério da Justiça, em parceria com a Sejusp. Com carga horária de 16 horas e certificado reconhecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ação já foi implementada em oito municípios acreanos.

Hany Cruz de Armas, diretora de Políticas Públicas de Segurança, Justiça e Integração Social, em exercício, destacou a importância e abrangência da iniciativa:

“Um curso que traz uma visão muito ampla e específica do que é a política de enfrentamento ao tráfico de pessoas, qual é a realidade do nosso estado, nossas necessidades e nossa política pública. O curso abordará como identificar e tratar as vítimas, assim como reconhecer o tráfico no momento em que está acontecendo.”

Além disso, Hany frisou que o curso é aberto a diversos públicos, incluindo forças de segurança, assistentes sociais, psicólogos, conselheiros tutelares, profissionais da saúde e organizações da sociedade civil que atuam com igualdade racial e de gênero.

Lucas Guimarães, coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, explicou a relevância do curso:

“O núcleo tem como uma de suas funções articular com os órgãos governamentais e a sociedade civil para trazer à luz esse tema do tráfico de pessoas, que ainda é muito desconhecido no nosso estado. Com essa capacitação, buscamos orientar a sociedade a identificar e denunciar casos, que ainda são muito subnotificados.”

Guimarães ressaltou que o Acre enfrenta casos de tráfico de pessoas ligados à servidão e ao trabalho análogo à escravidão, principalmente em regiões de fronteira.

A ação reforça a necessidade de união entre governo, sociedade civil e população para combater o tráfico de pessoas e garantir apoio às vítimas. A expectativa é que a capacitação contribua para ampliar a conscientização, fortalecer as políticas públicas e aprimorar as estratégias de combate a esse crime no Acre.

Serviço:

  • Curso de fortalecimento da política de enfrentamento ao tráfico de pessoas
  • Data: 11 e 12 de dezembro
  • Horário: 8h às 18h
  • Local: Auditório da Fundação Elias Mansour, Cruzeiro do Sul
  • Carga horária: 16 horas (com certificação)
  • Público-alvo: Forças de segurança, profissionais da saúde, assistentes sociais, conselheiros tutelares, organizações da sociedade civil e outros interessados.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima