Os céus do Acre voltarão a ser palco de um espetáculo aéreo emocionante: a Esquadrilha da Fumaça tem retorno confirmado ao estado no início de 2026. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 14, pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno, durante reunião em Brasília com o governador Gladson Cameli.

A pedido do governo estadual, as exibições devem contemplar três cidades: Rio Branco, Brasileia e Cruzeiro do Sul. Embora as datas ainda não tenham sido definidas, a previsão é de que a temporada de apresentações comece pelo Norte do país. “Possivelmente, vamos atender as três cidades”, adiantou o comandante Damasceno.
O governador Gladson Cameli, entusiasta da aviação, celebrou a confirmação. “Recebo com muita alegria essa notícia e agradeço ao comando da Aeronáutica por atender ao nosso pedido. Tenho certeza de que será um sucesso, como foi em 2023”, declarou.
A última passagem da Esquadrilha pelo Acre ocorreu em julho de 2023 e reuniu milhares de espectadores no calçadão da Gameleira, em Rio Branco, onde as manobras das aeronaves encantaram o público.

Com 73 anos de história, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) — nome oficial da Esquadrilha da Fumaça — já realizou mais de 4 mil apresentações no Brasil e no exterior, promovendo a aviação militar e aproximando a Força Aérea Brasileira da população. O retorno ao Acre promete mais uma vez emocionar crianças, jovens e adultos com suas acrobacias de tirar o fôlego.






