Redação Juruá Online
Das 22 cidades do Acre, 12 foram adicionadas ao Mapa do Turismo, priorizando o desenvolvimento turístico, em colaboração com o governo estadual e parceiros locais. Cruzeiro do Sul destaca-se na rota “Caminhos das Aldeias e da Biodiversidade”, juntamente com outras cidades.
Atualmente, há três rotas turísticas no estado do Acre registradas no Mapa: Caminhos da Revolução, que inclui os municípios Plácido de Castro, Porto Acre e Rio Branco; Caminhos das Aldeias e da Biodiversidade, com Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá; e Caminhos do Pacífico, com Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri.
O turismo no Acre está em ascensão, impulsionado pelo Turismo de Base Comunitária e etnoturismo, valorizando culturas indígenas e ribeirinhas, além das belezas naturais. A inclusão dos festivais indígenas no calendário oficial promete atrair mais visitantes.
Até 28 de março, os municípios listados estão em processo de renovação no mapa, com suporte técnico da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo (Sete).
Para ingressar no mapa, os municípios devem atender a critérios específicos, como ter uma estrutura dedicada ao turismo e participar do Programa de Regionalização do Turismo.
A ferramenta do Mapa do Turismo Brasileiro oferece benefícios significativos, incluindo acesso a recursos para infraestrutura e capacitação profissional, impulsionados pelo Ministério do Turismo.