O Colégio Militar Dom Pedro II – Unidade Cruzeiro do Sul vai ofertar 85 vagas para novos alunos no ano letivo de 2027. O processo seletivo foi regulamentado pelo Edital nº 001/2026, publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (23).
As vagas são distribuídas entre o 6º ano do Ensino Fundamental, com 60 oportunidades, e a 1ª série do Ensino Médio, com 25. Para as demais séries, não haverá oferta inicial, mas serão organizadas listas de espera por meio de procedimento complementar previsto para janeiro de 2027.
As inscrições serão gratuitas e realizadas exclusivamente pela internet, das 8h do dia 26 de outubro até as 23h59 do dia 30 de outubro. O cadastro deverá ser preenchido pelo responsável legal dos candidatos menores de idade.
Provas e critérios de seleção
A seleção ocorrerá por duas modalidades. Para os candidatos que concorrerem às vagas reservadas a pessoas com deficiência (PCD), haverá sorteio público no dia 13 de novembro de 2026, às 8h. Os demais candidatos participarão de avaliação escrita, marcada para 29 de novembro, das 8h às 12h.
A prova terá 20 questões objetivas, sendo dez de Língua Portuguesa e dez de Matemática, além de uma produção textual. A pontuação máxima será de 30 pontos. Para não ser eliminado, o candidato deverá alcançar pelo menos 15 pontos no total e acertar, no mínimo, cinco questões de cada disciplina.
Para o 6º ano, a redação será uma narrativa de 15 a 30 linhas, com título, narrador em primeira pessoa, espaço, tempo e diálogo. Já os candidatos à 1ª série do Ensino Médio deverão produzir um texto dissertativo-argumentativo de 20 a 30 linhas, com tese, argumentos e conclusão com proposta de intervenção.
Reserva de vagas
O edital prevê reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência e de 15% para candidatos da comunidade civil que atendam a pelo menos um dos critérios estabelecidos: baixa renda familiar, residência em um raio de até dois quilômetros da escola ou identificação como pessoa preta ou parda.
Metade das vagas de cada ano ou série poderá ser destinada a dependentes de militares estaduais do Acre. No 6º ano, serão 30 vagas para esse público e 30 para a comunidade civil. Na 1ª série do Ensino Médio, serão 12 vagas para dependentes de militares e 13 para a comunidade civil.
Resultado e matrícula
A convocação dos aprovados dentro do número de vagas está prevista para 13 de janeiro de 2027. As matrículas deverão ser realizadas entre os dias 18 e 22 de janeiro.
Os interessados devem consultar o edital completo para verificar a documentação exigida, os critérios de participação e as demais regras do processo seletivo.





