booked.net

Cruzeiro do Sul adota nova vacinação contra poliomielite; entenda

A alteração atende às recomendações do Ministério da Saúde e já está sendo implementada nas unidades de saúde do município.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul iniciou a mudança no esquema vacinal infantil para a poliomielite, substituindo as tradicionais gotinhas pela vacina injetável. A alteração atende às recomendações do Ministério da Saúde e já está sendo implementada nas unidades de saúde do município.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Elania Borges, explicou que as vacinas orais (VOP) foram retiradas de todas as unidades de saúde. A nova metodologia prevê que, a partir de agora, as crianças recebam a Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP) nas seguintes idades: 2, 4 e 6 meses, além de um reforço aos 15 meses.

Os responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação à unidade de saúde para verificar se a criança possui as três doses necessárias. O reforço com a VIP está programado para iniciar em 4 de novembro. Durante esse período, os pais podem consultar a equipe de saúde para garantir que o esquema vacinal esteja atualizado.

Com a retirada das vacinas orais, a Secretaria se compromete a devolver as doses em excesso ao estado dentro de um prazo de 30 dias. A mudança visa oferecer uma proteção ainda mais eficaz contra a poliomielite, destacando a importância da vacinação completa para a saúde das crianças

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima