booked.net

Conselho municipal de segurança alimentar e nutricional é criado em Cruzeiro do Sul durante conferência

Esse momento é um evento significativo para o município.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

A primeira Conferência Municipal de Alimentação e Nutrição de Cruzeiro do Sul foi realizada no auditório da Missão Família nesta quinta-feira, 19, e contou com a participação de autoridades e uma variedade de especialistas em nutrição. Essa iniciativa desempenha um papel estratégico nas medidas e projetos que visam alcançar as metas de eliminar a pobreza extrema no país.

A conferência é uma oportunidade para aprofundar as análises sobre os progressos e desafios na busca por uma alimentação apropriada e saudável, além de avaliar a eficácia dos programas e políticas de Alimentação e Nutrição/SAN no Estado. Durante o evento, será instituído o Conselho Municipal de Alimentação e Nutrição de Cruzeiro do Sul. Esse momento é um evento significativo para o município.

Edimalar Marques é nutricionista e coordenadora municipal da Alimentação Escolar. Ela afirma que o objetivo do programa é garantir a todos uma alimentação segura e justa. “É uma luta árdua e desafiadora, mas o primeiro passo está sendo dado”, disse. A segurança alimentar abrange diversas populações, como a indígena, a negra e a de rua, em geral. O projeto também visa à segurança alimentar dos alunos das escolas municipais e estaduais.

Os temas trabalhados envolvem articulações válidas para garantir os direitos. Uma das estratégias é finalmente movimentar as políticas públicas que já existem. Os alimentos que compõem a segurança alimentar são, principalmente, os produzidos pela agricultura familiar, afastando-se dos ultraprocessados, para que as pessoas recebam não apenas sabor, mas também os nutrientes necessários para o corpo.

Cruzeiro do Sul ainda não possuía um conselho municipal para impulsionar políticas com esse viés. Esta conferência representou um momento importante de planejamento e formação. Nesse sentido, a coordenadora da Secretaria de Estado e Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd) no Juruá, Caren Carvalho, reforça que, no Acre, grande parte da população vive abaixo da linha da pobreza, daí a importância de ter energia para esses projetos e reverter esse índice.

Uma conferência estadual com esse tema está prevista para acontecer nos dias 10 e 11 de novembro em Rio Branco, onde uma pessoa de Cruzeiro do Sul será escolhida para participar.

O promotor Leonardo Honorato explica que esse conselho está inserido em uma política pública, e sua importância inclui a discussão de problemas e a integração dessas questões na administração, para que, de maneira interinstitucional, todas as instituições encontrem o melhor caminho para atender às necessidades alimentares adequadas das pessoas do Juruá. “A Amazônia é naturalmente um lugar rico em biodiversidade e vegetação. Hoje, a qualidade dessa alimentação está sendo prejudicada, por exemplo, com o consumo excessivo de alimentos enlatados, o que leva a casos de diabetes precoce em crianças”, disse.

O promotor afirma que a política pública serve para articular, apesar de sua amplitude e dificuldade prática, e este momento do conselho é crucial para a tomada de ação.

De acordo com o prefeito em exercício Henrique Afonso, um dos mecanismos que já vem sendo implementados em Cruzeiro do Sul é o programa de Aquisição de Alimentos de produtores da região. Henrique afirmou que o processo de combate à fome, além de fornecer alimentos aos necessitados, também gera renda.

Programa de Aquisição de Alimentos
Programa de Aquisição de Alimentos melhora vida do produtor e a alimentação nas instituições sociais

Pode-se concluir que a realização dessa política pública é um ciclo complexo, mas que, a longo prazo, gera resultados estabilizados. “Tenho certeza de que as diretrizes e propostas que sairão daqui contribuirão significativamente”, disse o prefeito.

Por Giovanna Paixão

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima