booked.net
spot_img

Confira programação especial da Semana de Conscientização do Autismo em Cruzeiro do Sul

Redação Juruá Online

Nesta terça-feira, 1º de abril, teve início a Semana de Conscientização do Autismo em Cruzeiro do Sul. A abertura solene aconteceu no Centro de Treinamento da Diocese, reunindo autoridades, pais e a população em geral para discutir e reforçar a importância da inclusão e do apoio às pessoas com autismo.

De acordo com Peter Roges, presidente da Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo de Cruzeiro do Sul, a programação da semana inclui diversas atividades de conscientização. “Começamos hoje com essa abertura solene, contando com a presença de representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e da sociedade. Amanhã teremos um workshop voltado para profissionais da Educação Especial e, na quinta-feira, uma atividade para as mães no auditório de uma faculdade de medicina, abordando a saúde mental dos cuidadores de pessoas com autismo”, explicou.

A programação se encerra com uma caminhada no sábado, 6 de abril, com concentração às 7h da manhã na Avenida Coronel Mâncio Lima, em frente ao Posto Bons Amigos. O evento tem como objetivo destacar a importância da data e incentivar a compreensão da sociedade sobre o autismo. “Queremos despertar o poder público para a necessidade de melhorar as políticas existentes e criar novas iniciativas”, reforçou Roges.

Atendimento especializado e desafios no diagnóstico

Atualmente, Cruzeiro do Sul conta com três instituições de apoio ao autismo: a Associação de Pais e Amigos de Pessoas com Autismo (APA), localizada ao lado do Ginásio Bezerrão; o Atendimento Municipal ao Autista (AMA), mantido pela Prefeitura; e o Centrin, uma instituição privada contratada pelo município para prestar serviços especializados.

Apesar dos avanços dos últimos anos, ainda há desafios. Segundo Peter Roges, aproximadamente 200 pessoas estão na fila aguardando diagnóstico. “O setor privado oferece esse serviço, mas muitas famílias não têm condição de pagar. O poder público pode firmar parcerias para acelerar esses diagnósticos ou contratar profissionais especializados”, destacou.

Vivência das Famílias

Gabriela Feitosa, mãe de uma criança autista de seis anos, relatou as dificuldades do diagnóstico e do acesso a terapias. “Meu filho foi diagnosticado aos dois anos e seis meses, mas foi um processo demorado. Hoje, os recursos são mais acessíveis, mas ainda há desafios. A conscientização é essencial para que a sociedade tenha mais empatia e compreensão”, afirmou.

Compromisso do Poder Público

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, destacou que o município é pioneiro na implementação de políticas públicas voltadas ao autismo. “Criamos o AMA em 2021, atendendo entre 130 e 140 crianças diariamente. Também contamos com o Centrin, que atende mais de 150 famílias. Nosso objetivo é reduzir a idade do diagnóstico para oferecer intervenção precoce, além de investir na área da saúde e educação para melhor acolhimento”, declarou.

A Semana de Conscientização do Autismo reforça a importância do apoio às famílias e a necessidade de avanços nas políticas públicas para garantir um futuro mais inclusivo para as pessoas com autismo.

Confira:

Anúncio Patrocinadospot_img

ÚLTIMAS NOTÍCIAS