booked.net

Comitiva do Acre apresentará iniciativas sustentáveis na COP29, em Baku

Compartilhe:

O governo do Acre marcará presença na 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que ocorre na próxima semana em Baku, Azerbaijão. Liderada pelo governador Gladson Cameli, a comitiva acreana busca fortalecer parcerias e captar recursos para a preservação ambiental e enfrentamento às mudanças climáticas.

A equipe é composta por autoridades e técnicos, incluindo o secretário de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho; a secretária de Povos Indígenas, Francisca Arara; a presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Jaksilande Araújo e a coordenadora do Programa REM Acre, Marta Azevedo. O painel de estreia da comitiva, intitulado “Acre+ Resiliente”, ocorre no espaço do Consórcio Interestadual Amazônia Legal (CAL) na terça-feira, 12, e abordará o financiamento climático e o sistema REDD+ Jurisdicional.

O Acre é reconhecido como um exemplo de captação e execução de recursos climáticos, destacando-se pelo acordo com a Alemanha e o Reino Unido para a execução do Programa REM desde 2012. Recentemente, o estado também acessou R$ 98 milhões no Fundo Amazônia, reforçando sua posição na agenda de desenvolvimento sustentável. Além disso, o Acre trabalha para obter certificação internacional que valida seus créditos de carbono, facilitando novas parcerias, como o programa Leaf.

Na quarta-feira, 13, a comitiva participa de uma programação organizada pelo CAL para a COP30, com o tema “Baku to Belém”, que visa alinhar as ações dos nove estados amazônicos para o próximo encontro climático. O objetivo é promover a cooperação em torno do desenvolvimento sustentável e da conservação da Amazônia, colocando a região no centro das discussões globais.

Outro destaque será o debate sobre o Plano Emergencial de Adequação às Mudanças Climáticas, uma iniciativa pioneira do governador Gladson Cameli, lançada em 2024 para mitigar os impactos de fenômenos extremos, como enchentes e secas. A proposta prevê ações integradas para proteger a população e a infraestrutura do estado.

Além disso, a comitiva acreana contribuirá em painéis sobre turismo sustentável, conservação florestal, salvaguardas socioambientais, e bioguardiões. 

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Por Ac24horas 

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima