booked.net

Coluna da Ritinha – Deficiências ocultas ganham o cordão de girassóis como símbolo

O objetivo desse acessório é garantir, para o dia a dia dessas pessoas mais suporte e respeito aos direitos de que necessitam.

Compartilhe:

Aposto que você já se deparou com uma pessoa com deficiência oculta e não conseguiu perceber, não é?

            Agora, no entanto, situações como essas podem ser diferentes. Pois, de acordo com a Lei 14.624, a qual foi, recentemente, sancionada o cordão com os desenhos de girassóis se formalizou, nacionalmente, como um símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas, como, por exemplo: surdez, autismo, algumas deficiências intelectuais etc.

             O objetivo desse acessório é garantir, para o dia a dia dessas pessoas mais suporte e respeito aos direitos de que necessitam. Além disso, colabora para que, esse público sofra menos constrangimento ao usufruir de direitos, como o atendimento preferencial.

            É claro que o uso do cordão de girassóis não é obrigatório, até porque, o símbolo não substitui a apresentação de documento comprobatório da deficiência quando for solicitado.

            Contudo, devemos celebrar muito mais esse ganho, pois, ele representa um relevante passo para a conscientização da inclusão social.

Por Ritinha Andrade

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima