Redação Juruá Online
Em um momento histórico para o Acre, o governo lançou um mutirão das cirurgias eletivas, que poderá beneficiar ao menos 5 mil acreanos que estão na fila para procedimentos cirúrgicos na Fundação Hospitalar do Estado do Acre.
Em Cruzeiro do Sul, aproximadamente 200 pessoas estão na lista de espera, sendo que 87 já foram contempladas com procedimentos cirúrgicos.
A Gerência de Assistência da saúde do Hospital da Mulher e da Criança, informou que a unidade retomou as cirurgias eletivas, no intuito de atender a diversos casos.
“Então, nós estamos realizando duas vezes por semana as cirurgias eletivas na maternidade, todas as terças e sábados, e nós temos uma equipe local de profissionais que estão fazendo parte desse projeto de zerar a fila de cirurgias eletivas”, afirmou a gerente da unidade.
Com relação às cirurgias que estão sendo realizadas, a unidade, ou seja, a maternidade, informou que os procedimentos são exclusivamente destinados ao público feminino.
“Nós estamos realizando cirurgias ginecológicas como as histerectomia, as mulheres que estão com um sangramento, com miomas, que já estão em acompanhamento ambulatorial, e que já estão selecionadas pelo Estado para realizar essas cirurgias. Então, na maternidade é exclusivamente cirurgias em mulheres. Nós temos essa possibilidade também de priorizar através de um laudo médico. Então, o médico vai analisar todo seu processo e, se for o caso, ela será priorizada e vai passar na frente”, explicou a gerente da unidade.
O mutirão de cirurgias eletivas foi iniciado no ano de 2020, porém, abruptamente interrompido com o aumento no número de casos de covid-19, em março. Agora, a Sesacre deve retomar sua programação normalmente, efetuando os procedimentos em todo o estado.