booked.net

China critica comportamento “histérico” dos EUA no episódio do balão

Principal diplomata chinês acusou os Estados Unidos de violarem normas internacionais

Compartilhe:

O principal diplomata da China acusou neste sábado (18) os Estados Unidos de violarem as normas internacionais com um comportamento “histérico”, enquanto uma briga sobre um suposto balão de espionagem chinês borbulhava em uma conferência de segurança global em Munique.

Os comentários de Wang Yi minaram ainda mais as perspectivas de uma reunião entre Wang e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, à margem da conferência. Questionado mais tarde se ele se encontraria com Blinken, Wang sorriu e não quis comentar.

Wang falou no segundo dia da Conferência Anual de Segurança de Munique, que até agora foi dominada pela resposta global à invasão russa da Ucrânia, à medida que a guerra se aproxima de seu segundo ano.

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, respondeu mais tarde, dizendo que estava preocupada com o fato de a China ter aprofundado seu relacionamento com a Rússia desde a invasão de 24 de fevereiro e que o apoio chinês à Rússia prejudicaria a ordem internacional baseada em regras.

A discussão sobre o balão – que sobrevoou os EUA e o Canadá antes de ser derrubado por ordem do presidente norte-americano Joe Biden – afetou as relações já tensas e em um momento em que o Ocidente observa de perto a resposta de Pequim à guerra na Ucrânia.“Ter despachado um caça avançado para abater um balão com um míssil, tal comportamento é inacreditável, quase histérico”, disse Wang.“Existem tantos balões em todo o mundo, e vários países os têm, então os Estados Unidos vão derrubar todos eles?”, disse ele.“Pedimos aos EUA que mostrem sua sinceridade e corrijam seus erros, enfrentem e resolvam este incidente, que prejudicou as relações sino-americanas.”A briga com balões levou Blinken a adiar uma visita planejada a Pequim.

Essa viagem de 5 a 6 de fevereiro teria sido a primeira de um secretário de Estado dos EUA à China em cinco anos e foi vista por ambos os lados como uma oportunidade para estabilizar os laços.De sua parte, Washington espera colocar um “piso” nas relações que atingiram um nível perigoso em agosto, com a reação da China a uma visita a Taiwan da então presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi.Blinken está programado para partir de Munique na manhã de domingo. O fracasso dos dois diplomatas em se encontrarem em uma reunião pode ser visto como mais um golpe no relacionamento já tenso.

Com informações CNN

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima