O projeto da Fase I do Centro de Referência dos Povos Originários do Alto Juruá, em Cruzeiro do Sul, teve valor aprovado de R$ 4.918.301,25 para captação de recursos. A iniciativa é do Instituto Rever de Empreendedorismo e Inovação, sediado no Rio de Janeiro (RJ), e está registrada sob o processo nº 01400002580202677. O prazo para captação vai de 13 de fevereiro até 31 de dezembro de 2026. A proposta está enquadrada na Área 5, Patrimônio Cultural, do Ministério da Cultura, do Governo Federal.
Com duração prevista de 12 meses, a Fase I prevê o levantamento e registro da sociobiodiversidade do Alto Juruá, em parceria com povos originários e comunidades tradicionais da região. A proposta inclui a documentação de saberes, fazeres e práticas sustentáveis que compõem os modos de vida locais, respeitando as especificidades culturais de cada povo.
O material produzido servirá como base técnica para a elaboração do projeto executivo da sede do Centro de Referência, prevista para a Fase II. Já a Fase III contempla a construção da estrutura física e a publicação dos resultados consolidados do levantamento.
Os dados coletados serão organizados em uma plataforma de informação georreferenciada, desenvolvida com uso de softwares livres. A base permitirá diferentes formas de utilização, garantindo integração, armazenamento e segurança das informações.
Além do banco digital, documentos físicos como relatórios, mapas e registros também serão organizados para futura disponibilização no próprio Centro de Referência.
Com informações Ac24horas






