booked.net

Celebração de Corpus Christi em Cruzeiro do Sul contará com cinco procissões e missa campal

A programação inclui a realização de cinco procissões, que sairão de diferentes pontos da cidade, convergindo para o centro, onde uma missa será celebrada.

Compartilhe:

Redação Juruá Online

O Corpus Christi, solenidade católica que celebra a Eucaristia, já esta sendo organizado em Cruzeiro do Sul. A festividade, cujo nome significa “Corpo de Cristo” em latim, celebra o sacramento em que os fiéis recebem o corpo e o sangue de Jesus Cristo sob a forma de pão e vinho de maneira substancial. Instituída no século XIII pela Igreja Católica, a data é celebrada na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade, este por sua vez, ocorre no domingo após Pentecostes.

Em Cruzeiro do Sul, a celebração será marcada por uma série de eventos que destacam a devoção da população. A programação inclui a realização de cinco procissões, que sairão de diferentes pontos da cidade, convergindo para o centro, onde uma missa será celebrada.

Os tapetes de serragem, uma tradição do Corpus Christi, foram confeccionados por voluntários das três paróquias da cidade. Eles decoraram a praça do Coreto com símbolos religiosos, criando um caminho colorido e significativo para a celebração.

Janete Ponce, voluntária da diocese, foi uma das confeccionistas do tapete. Ela conta que, mesmo no frio, participar dessa atividade é algo que traz desde a infância e que é resultado de um planejamento cuidadoso. “Fizemos uma obra que superou as expectativas daqueles que sonharam com este projeto. Foi uma noite muito agradável, com um clima extraordinário. Tivemos a presença de crianças brincando enquanto seus pais e avós trabalhavam. Os moradores de rua também tiveram a oportunidade de estar aqui conosco, compartilhar da refeição que trouxemos e colaborar na confecção. Foi um trabalho de muitas mãos e muitas cabeças”, disse ela.

O bispo Dom Flávio Giovanelli divulgou a programação detalhada dos eventos: “Pela parte da manhã, teremos um retiro para os ministros da sagrada comunhão e os coroinhas no centro de treinamento. E a partir das 17h, nos concentraremos em cinco lugares na cidade: Paróquia da Aparecida, Paróquia do Rosário, Comunidade São Pedro, Comunidade do Bom Pastor e Comunidade Santo Antônio do Miritizal. Às cinco da tarde, as procissões virão [para o centro], e vamos começar a grande missa pedindo bênçãos para todos”, disse.

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima